5 passos para alcançar a liderança

A liderança é algo que se alcança não só por via de uma hierarquia, é também a nossa capacidade de influenciar outros, fazendo com que nos sigam. Veja aqui dez coisas que deve fazer se quer liderar seja no trabalho, como em qualquer outro contexto social:

1. Seja autêntico

Ninguém segue outra pessoa se vê que ela diz uma coisa e faz outra. O autoconhecimento e a transparência são elementos essenciais para gerar confiança em si. Ser o exemplo, não da perfeição, mas da autenticidade.

2. Ouça os outros

Não é possível ser-se líder sem perceber aquilo que as pessoas à nossa volta precisam e sentem. Ao ouvir as pessoas e conversar com elas, conseguirá criar empatia e fazer com elas o sigam.

3. Crie uma visão de futuro

Ter uma visão muito clara daquilo que quer alcançar é essencial para que os outros queiram seguir consigo numa direção específica.

4. Planeie e coordene atividades

Crie um plano para alcançar a sua visão e coordene as atividades ou ações necessárias para lá chegar.

5. Desenvolva as pessoas à sua volta

Tente gerir as pessoas à sua volta por forma a que elas possam desenvolver as suas competências, respeitando sempre as suas necessidades e preocupações.

Ser líder é essencialmente um ato de serviço. É preciso estar muito atento ao seu contexto e ao mesmo tempo ter ideias e planos muito bem definidos sobre o que quer fazer no futuro.