O anexo SS é o mais recente dos anexos do Modelo 3. Ele destina-se a trabalhadores independentes, sendo preenchido eletronicamente até final de maio, sob pena de multa, que pode chegar aos 250€.

Objetivo

O anexo SS serve para declarar os rendimentos que os trabalhadores independentes tiveram ao longo do ano à Segurança Social. Isto permite enquadrar o rendimento do trabalhador “recibo verde” num determinado escalão para o pagamento de prestações à Segurança Social.

Veja os escalões de rendimentos dos trabalhadores independentes para a Segurança Social.

Outro fim do anexo SS é a discriminação dos valores das vendas ou serviços prestados, para observação do cumprimento ou não das obrigações de contribuição por parte das empresas. Quando uma empresa representa 80% ou mais dos rendimentos de um trabalhador independente, ela deve pagar 5% de contribuições para a Segurança Social.

O trabalhador independente pode até vir a ter direito a subsídio de desemprego.

Alguns trabalhadores dependentes podem ter de entregar o anexo SS.

Preenchimento do anexo SS

Esta discriminação referida é feita (ou não) no quadro 6 do anexo SS. Estão isentos de discriminar os rendimentos neste quadro os trabalhadores com baixos rendimentos, por exemplo. Preste atenção às instruções do quadro 6 pois pode estar isento de descriminar os seus rendimentos.

Saiba mais no artigo preenchimento do anexo SS: quadro 6.

Ao preencher o IRS online deve selecionar "novo anexo" e adicionar então o anexo SS.

Confira como preencher o anexo SS do IRS.

Quem não precisa de entregar o anexo SS?

Mais do que não preencher o quadro 6 do anexo SS, o trabalhador independente pode até estar isento de entregar todo o anexo SS. Saiba se é um dos trabalhadores recibos verdes que têm de entregar o anexo SS.