Pagamento de Prestações Familiares da Segurança Social

O pagamento de prestações familiares da Segurança Social é feito por vale de correio, substituindo as anteriores cartas-cheque. Estes vales podem ser levantados nos CTT ou depositados nos bancos.

Pagamento por transferência bancária

A Segurança Social aconselha o beneficiário a optar pelo pagamento das prestações familiares por transferência bancária, para maior rapidez de pagamento e comodidade.

Se tiver inscrito na Segurança Social Direta, o cidadão pode aderir ao pagamento das prestações familiares por transferência da seguinte forma:

  • clicar em “Segurança Social Direta”;
  • digitar o número de identificação de Segurança Social (NISS) e a palavra-chave pessoal;
  • aceder ao menu “Dados Identificação” e clicar em “Alterar Número de Identificação Bancária (NIB)”
  • indicar o NIB pessoal da conta onde se deseja receber as prestações.

Requerimento de pagamento das prestações da Segurança Social

Sem acesso à Segurança Social Direta, o beneficiário pode preencher o Modelo MG 02-DGSS (Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos), pegar num documento comprovativo de NIB (uma declaração bancária com NIB, uma fotocópia da primeira folha da caderneta bancária ou uma fotocópia de um cheque em branco) e enviar o requerimento juntamente com os documentos (NIB e identificação) pelo correio para os serviços da Segurança Social da área de residência (ou então entregá-los diretamente num dos vários serviços de atendimento da Segurança Social).