O pagamento de IUC de carros novos ou de restantes viaturas novas deve ser feito até 90 dias, a contar da data de matrícula.

Para carros mais poluentes comprados a partir de 1 de janeiro de 2017 há que contar ainda com uma taxa adicional de IUC.

Prazo de pagamento de IUC

O prazo de pagamento de IUC é até ao último dia do mês da matrícula do veículo. No caso de viaturas novas, esta regra não se aplica. Nesta situação, o prazo de pagamento de IUC é de 90 dias desde o dia da matrícula.

Mais concretamente, é exigido que o pagamento seja feito até 30 dias após o prazo imposto para o registo, que é de 60 dias a contar da data de atribuição da matrícula (de acordo com art.º 42.º n.º 2 do Regulamento de Registo Automóvel).

O pagamento de IUC de viaturas novas pode ser realizado no momento da compra, sendo emitido um recibo em como foi efetuado um pagamento relativo ao imposto do ano corrente. As Finanças procedem à emissão de um comprovativo online após a receção de informação do IMTT.

O proprietário deve ter o cuidado de consultar no Portal das Finanças os veículos em seu nome e os respetivos impostos de circulação a pagar.

Veja como saber o valor do IUC.