Os Desempregados Pagam IRS?

Os desempregados estão dispensados de entregar IRS, na generalidade dos casos. Se o desempregado esteve empregado durante uma parte do ano anterior, ele já terá de preencher o IRS, no caso de ter recebido mais de 4104 euros anuais por trabalho dependente ou pensões.

Veja a resposta ao seu caso, no artigo Os Desempregados Entregam IRS?

Subsídio de Desemprego e IRS

Os subsídios da Segurança Social, como o subsídio de desemprego, não entram na declaração de IRS em nenhuma categoria, pois não constituem rendimentos sujeitos a tributação de IRS.

Pagar IRS ou não?

Caso o desempregado tenha auferido um valor igual ou superior a 4104 euros por trabalho dependente ou pensões ao longo do ano, ou tenha aberto atividade como trabalhador independente, ele terá então de entregar a declaração de IRS mas isso não significa que tenha de pagar IRS.

O mínimo de existência corresponde a um salário mínimo nacional (505 euros mensais) e o valor mínimo mensal para se fazer o IRS é de 293 euros, com base nos 4104 euros anuais.

Para descobrir se terá depois de pagar IRS pode utilizar o Simulador IRS do Economias ou preencher a declaração de IRS online e escolher a opção simular antes de entregar a declaração.