Os Cartões de Crédito Para Universitários Valem a Pena?

Os cartões de crédito para jovens universitários têm vantagens e desvantagens, o que leva o estudante a questionar-se se os cartões de crédito para universitários valem a pena ou não.

Vantagens do cartão de crédito para universitários

Descontos e bónus. Os cartões de crédito dão acesso a muitos descontos, promoções e bónus especiais por utilização.

Compras. Os universitários podem fazer compras autonomamente, quer online quer presencialmente, nacional e internacionalmente, sendo os cartões extremamente práticos para os alunos.

Gestão de pagamentos. Os estudantes conseguem gerir melhor o dinheiro que têm disponível para os estudos, já que podem jogar com as datas de pagamento.

Desvantagens do cartão de crédito para universitários

Anuidade. Esta pode ser gratuita ou dispensada por consumos superiores a 100€ por exemplo, mas incrementa as compras por parte do estudante.

Taxas de juro. As taxas de juro podem ser elevadas. O estudante deve analisar as condições do cartão de crédito ao pormenor.

Gastos. O cartão de crédito pode levar o jovem a gastar mais do que tinha previsto. As facilidades de pagamento do cartão de crédito levam muitas vezes a gastos não ponderados. Comprar um cartão de crédito pré-pago ou um cartão de crédito com um limite pode ser a solução a esta desvantagem.

Cartão de crédito: ter ou não ter?

A decisão de ter ou não cartão de crédito como universitário é sempre pessoal. Além de medir as vantagens e desvantagens, há que pensar na utilidade do cartão, que deve ser a matriz da decisão. Um cartão de crédito tem de ser sempre utilizado com moderação.