Por: João Paulo Moura

Os 10 tenistas mais bem pagos do mundo

Estes são os 10 tenistas mais bem pagos do mundo em 2016. A contagem anual das fortunas dos tenistas mais ricos e famosos do mundo é da responsabilidade da inevitável revista Forbes.

1. Roger Federer

Já não é o número 1 mundial no ténis mas a nível de fortuna o tenista suíço está ainda na primeira posição dos tenistas mais bem pagos do globo, com 67,8 milhões de dólares. Nike, Rolex, Credit Suisse e Mercedes-Benz são alguns dos patrocínios que o ajudam a alcançar a primeira posição.

2. Novak Djokovic

O sérvio arrecadou 55,8 milhões de dólares num ano, com 21,8 milhões em prémios e 34 milhões em patrocínios (de marcas como ANZ, Seiko, Peugeot e Jacob's Creek).

3. Rafael Nadal

Em terceiro, ainda no pódio dos tenistas mais ricos do mundo, está o espanhol Nadal, com 37,5 milhões de dólares. A maior parte dos seus ganhos é proveniente de patrocínios (32 milhões de dólares), tais como Tommy Hilfiger, Nke, Telefonica e Kia.

4. Kei Nishikori

Com 33,5 milhões de dólares ganhos, o tenista japonês encontra-se na quarta posição dos tenistas mais bem pagos do mundo. 30 milhões são oriundos de patrocínios.

5. Serena Wiiliams

No quinto lugar está a primeira mulher, nada mais nada menos do que a número 1 mundial do ténis: a norte-americana Serena Williams. Ganhou 28,9 milhões de dólares em 2016.

6. Andy Murray

O britânico Andy Murray ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Brasil e arrecadou 23 milhões de dólares num ano.

7. Maria Sharapova

A tenista russa é uma das atletas mais bem pagas do mundo com 21,9 milhões de dólares. Tal como Federer, grande parte dos ganhos são provenientes de patrocínios: Nike, Head, Posche, Tag Heuer, Avon e Evian.

8. Stan Wawrinka

O suíço Stan Wawrinka ganhou Roland Garros e 17,4 milhões de dólares, para os quais contribuíram também a Evian e a Yonex.

9. Agnieszka Radwanska

A estrela polaca amealhou 10,2 milhões de dólares em 2016, distribuídos quase metade - metade entre prémios de torneios e patrocínios.

10. Caroline Wozniacki

A tenista dinamarquesa somou 8 milhões de dólares com 7 milhões em patrocínios de marcas como a Adidas.

Conheça os atletas mais bem pagos do mundo.