Os 10 piores erros do candidato de emprego

Se conhecer os grandes erros dos candidatos de emprego poderá evitar cair no processo de seleção e ter a mesma sorte dos candidatos eliminados.

Aqui ficam alguns dos maiores erros cometidos pelos candidatos de emprego, e como os conseguir contornar na sua candidatura.

1. Dar erros ortográficos

Cometer erros ortográficos é uma falha grave na candidatura, sobretudo para cargos relacionados com a escrita e a comunicação.

2. Abusar dos clichés

Se abusar dos clichés no curriculum vitae vai perder pontos na candidatura, afogando-se num mar de candidatos iguais. Preste atenção às palavras a apagar do currículo.

3. Apresentar um currículo generalizado

Para aumentar as hipóteses de contratação deve direcionar o currículo à vaga em questão, destacando as competências e as experiências relevantes para o cargo.

4. Dar contactos errados

Se o candidato fornecer contactos telefónicos que já não utiliza, ou que são deixados ao abandono, ele torna-se desde logo incontactável. Se ele utilizar emails pouco profissionais, como comerestos@hotmail.com, as chances de contacto também diminuem.

5. Colocar fotos inadequadas

As fotos podem aumentar as hipóteses de contratação, ou então as diminuir. Tal como o contacto de email, a foto deve ser profissional e não informal.

6. Enviar uma carta de apresentação genérica

Da mesma forma que deve personalizar o currículo, o candidato tem de escrever uma carta de apresentação pessoal e original. Discursos batidos não resistem às triagens dos recrutadores.

7. Não pesquisar sobre a empresa

Pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego é um passo essencial na candidatura de emprego. Este passo deve até ser dado no momento do conhecimento da oportunidade de emprego.

8. Não analisar o anúncio de emprego

Também é necessário analisar ao pormenor e pesquisar mais sobre a vaga de emprego. Ler os requisitos, seguir as indicações da candidatura e descobrir como enquadrar a experiência pessoal na necessidade da empresa.

9. Reencaminhar e-mails

É bastante cómodo reencaminhar um email de candidatura de emprego, mas um recrutador não vai gostar deste gesto por parte do candidato, que deve trabalhar cada uma das suas candidaturas (incluindo os emails que envia).

10. Mentir

A falta de honestidade do candidato, mesmo no currículo, pode ser descoberta pelo recrutador mais atento.

Tenha também em atenção os erros comuns numa entrevista de emprego.