Como vender arte online é uma pergunta que os artistas colocam a si mesmos. Se quer partilhar a sua veia artística ganhando dinheiro com isso, mas não sabe onde vender a sua arte online, o Economias dá-lhe algumas sugestões de portais onde pode ganhar dinheiro com a sua paixão.

Um hobbie pode transformar-se num negócio potencial. Mas muitas vezes os artistas não sabem onde podem vender os seus trabalhos. A internet é uma porta aberta para esses negócios. Veja como.

Criar website próprio

Uma das opções para vender a sua arte online passa por criar um site ou blogue próprios. Neste caso, pode aplicar também a sua veia artística no próprio design do site, adequá-lo ao tipo de trabalhos a comercializar e publicar as fotos que entender. Uma das principais vantagens desta opção de venda de arte online é o facto de ficar com a totalidade do lucro das vendas.

Sites especializados

Para aumentar as probabilidades de venda da sua arte através da internet nada melhor do que utilizar um site especializado. Como o DevianART, considerado a maior comunidade de arte do Mundo com mais de 34 milhões de membros.

O registo na plataforma é gratuito, embora tenha de pagar para expor as obras de arte a vender, não ficando por isso com a totalidade do valor da venda. Apesar do lucro não ser de 100%, são maiores as probabilidades de venda já que expõe e promove o seu trabalho entre outros artistas e entusiastas da arte.

Leilões

Os leilões são outra das alternativas possíveis para vender a sua arte online. Só em Portugal, como sejam o Coisas (na categoria “Arte e Antiguidades”), o Mega Leilões (também com a categoria “Arte e Antiguidades” dentro do campo “Colecionáveis”) ou o Custo Justo (categoria “Antiguidades e Coleções”). Internacionalmente, pode optar pela plataforma eBay para vender a sua arte online publicando os seus anúncios na categoria “Collectibles & Art”.

Seja qual for o veículo que utilize para vender a sua arte online, não se esqueça de proteger o que é da sua autoria. A forma mais comum de o fazer é colocando uma marca de águas nas fotos publicadas para evitar que sejam usadas por terceiros.

E se vai vender a sua arte veja que implicações isso terá ao nível da tributação dos rendimentos, com este artigo sobre venda de obras de arte e IRS.

Veja as formas de vender produtos online.