São cada vez mais os bancos que disponibilizam uma conta base. Com tanta oferta, onde abrir a conta base mais barata? Faça as contas às comissões antes de decidir.

Os serviços incluídos numa conta base são definidos pelo Banco de Portugal. Mas as instituições bancárias são livres de fixarem o montante mínimo de abertura e as comissões.

Comparar as comissões

Basta aceder ao Portal do Cliente Bancário para aceder ao quadro comparativo das comissões de manutenção cobradas pelos bancos que já disponibilizam as contas base. Porque ainda que permitam aos clientes alguma poupança, estão longe de ser gratuitas.

Nos bancos que têm o produto disponível, os custos anuais variam entre os 24,00 e os 75,00 euros, por ano. O que as distingue é o facto de se tratar de uma comissão fixa e já não dependente do saldo das contas. Mas o quadro comparativo indica-lhe também o montante mínimo

Qual o banco mais barato?

Se olharmos apenas às comissões, a conta base mais barata é a do Banco BIC Português. Tem um custo anual de 24,00 euros, acrescidos do imposto de selo de 4%. No polo oposto do quadro comparativo está o BPI com uma conta base por 75,00 euros, por ano.

Mas esta não é a única conta que precisa fazer para poupar ao abrir uma destas contas. Deve ainda considerar se o banco exige um valor mínimo de abertura. Não é o caso do Banco Comercial Português e do Crédito Agrícola, mas se estiver a pensar no Banco Invest só com 5000,00 euros pode abrir uma conta base. Nas restantes, o montante mínimo de abertura mais baixo ronda os 100,00 euros. É quanto exigem instituições bancárias como o BPI, o Montepio Geral e a Caixa Geral de Depósitos.

Que serviços pagam as comissões?

Independentemente do valor cobrado e da periodicidade com que os bancos o exigem, as comissões das contas base correspondem ao pagamento dos seguintes serviços:

  • Abertura e manutenção da conta de depósito à ordem;
  • Um cartão de débito;
  • Acesso à conta através das caixas automáticas, balcões e homebanking;
  • Realização de depósitos, levantamentos, pagamentos, débitos diretos e transferências nacionais.

Se não fizer questão de ter uma conta base, pode optar por encontrar o banco com comissões mais baixas nos restantes produtos bancários.