É possível inserir a despesa de óculos de sol no IRS. O requisito para colocar a despesa de óculos de sol no IRS é que ela seja comprovada por prescrição médica e com a respetiva fatura do oculista.

IRS: óculos, lentes e armações

As despesas com a correção visual, desde óculos a lentes de contacto, podem ser deduzidas no IRS, na secção de saúde, sempre que receitadas por oftalmologista ou optometrista.

Para ser válida, a despesa com óculos ou lentes deve ser comprovada com a prescrição médica e com a fatura da compra no oculista. Por essa razão deve tentar guardar a prescrição e a fatura dos óculos adquiridos.

Os encargos com a aquisição de armações de óculos também podem ser deduzidos em sede de IRS como despesas de saúde, desde que justificados por receita médica e adquiridos num estabelecimento integrado num dos setores de atividade de saúde considerados para efeitos de dedução à coleta do IRS (no caso a Secção G, Classe 47782 – Comércio a retalho de material ótico em estabelecimentos especializados);

Dedução de saúde no IRS

No IRS de 2015, a entregar em 2016, os contribuintes podem deduzir 15% das despesas de saúde com o limite global de 1.000 euros (anteriormente, em 2014, o limite era de 838,44 euros),

Veja como inserir despesas de saúde no sistema e-fatura.