O valor residual do crédito à habitação

O valor residual é uma percentagem do valor financiado que irá ser pago no final do contrato. No crédito à habitação, dependendo da entidade financeira que concede o financiamento, o valor residual pode ir de 10% a 30% do valor do empréstimo.

Vantagens do crédito habitação com valor residual

Esta solução tem a grande vantagem de baixar o valor da prestação mensal, o que pode ser essencial especialmente quando o comprador está em início de vida, e precisa de investir em equipamento e mobiliário para a casa, ou quando se espera que as condições de vida melhorem com o evoluir da carreira.

Pode ainda ser vantajoso se está a contratar um empréstimo para a construção de uma nova habitação, mas está a custear entretanto a habitação atual.

Desvantagens do crédito habitação com valor residual

É importante considerar também as desvantagens.

Por um lado, o valor final do financiamento é maior, porque serão cobrados mais juros sobre o valor do empréstimo.

Por outro lado, não devemos esquecer o valor elevado que terá que ser pago no final do pagamento do crédito. É essencial conseguir amealhar esse dinheiro ao longo dos anos, caso contrário isso pode significar complicações futuras.

Como em tudo, é essencial fazer uma análise das condições de vida atuais e das perspetivas de futuro, e também aproveitar os recursos atualmente à nossa disposição, tais como as simulações online, para simular várias alternativas considerando de todas as possibilidades.