O que um recrutador vê no seu currículo

Um recrutador vê num currículo algumas coisas em especial. Grande parte dos recrutadores confessa gastar poucos segundos a ver um currículo, lendo-o apenas na diagonal. Saiba a que partes do currículo é que os recrutadores prestam mais atenção, para caprichar nestas partes do seu currículo.

1. Os títulos

O nome, a morada e os contactos do candidato são uma das coisas que os recrutadores visualizam com atenção. Não se esqueça de colocar um email com um nome mais profissional e um contacto telefónico atualizado. Se morar perto do local da vaga de emprego, melhores serão para si as hipóteses no processo de recrutamento.  

2. A experiência profissional

De seguida os recrutadores visionam a atual empresa e trabalho do candidato, ou a mais recente experiência profissional, caso o candidato não esteja no ativo.

Apesar do candidato colocar vários empregos no currículo, o recrutador só olha para um ou dois dos empregos mais recentes. Assim, os trabalhos antigos estão entre as coisas que pode cortar no currículo.

3. As datas

Na experiência profissional, os recrutadores averiguam a data de início e de fim de um trabalho. Tenha em atenção que em entrevista poderá ter de explicar intervalos temporais que causem dúvidas ao recrutador, como os intervalos longos entre empregos e os períodos curtos de emprego.

4. A educação

O local onde estudou também poderá ser analisado pelo recrutador. A reputação do local de ensino pode pesar na sua candidatura, sobretudo quando a experiência profissional é curta.

Como melhorar o currículo?

Para melhorar o currículo com base naquilo que o recrutador verifica mais atentamente, pode manter o currículo claro e objetivo, com uma estrutura que evidencie estes pontos. Pode criar uma pirâmide visual invertida, com a informação pessoal no topo, a experiência profissional mais abaixo, e a educação na base.

Espreite modelos de currículo para escolher um modelo mais adequado a uma determinada vaga.