Ser reembolsado no IRS são boas notícias. Caso seja confrontado com uma mensagem de reembolso de IRS não se assuste, dê-se antes por satisfeito. Reembolso ou devolução de IRS significa receber dinheiro de volta, dinheiro esse que foi pago antecipadamente.

Pagar ou Receber IRS?

A declaração anual de IRS serve para comunicar ao Estado os rendimentos obtidos no ano anterior. Quando os rendimentos anuais são baixos, inferiores a 4104 euros, não há nada a pagar de IRS, nem é preciso entregar o IRS.

Saiba mais no artigo quem não precisa de entregar o IRS.

Contudo, o contribuinte fica sem uma parte do seu ordenado todos os meses, num valor fixado anualmente nas tabelas de retenção de IRS, para fazer os seus descontos para o IRS. Isto funciona como um pagamento de IRS antecipado ao Estado. Se os descontos mensais forem elevados, somando no seu total um valor superior à tributação anual que se aplica ao contribuinte, ele tem direito a reembolso do IRS na quantia paga em excesso.

Pode descobrir se tem de pagar ou receber IRS de diferentes formas. Uma delas é o experimentar o simulador de IRS do Economias.

Se preencher o IRS online com os devidos dados, quase no final do preenchimento pode descobrir o valor a receber (ou a pagar) de IRS, antes de submeter a sua declaração. Para isso basta gravar a declaração de IRS e selecionar “validar”, verificando se existem ou não erros na entrega da declaração. Caso não se registem erros pode clicar em “simular” para descobrir se vai ter de pagar ou se vai sair ter direito a receber IRS.

Nota de Cobrança de IRS

Todos os contribuintes recebem uma carta de IRS com a indicação se há direito a devolução ou a pagamento de IRS. Se esta demorar a chegar pode sempre consultar o IRS online.

Fique atento aos prazos de reembolso de IRS.