O que são as "perdas a reportar" no IRS? Basicamente são as perdas que podem ser declaradas no IRS anual. As perdas a reportar surgem na nota de cobrança de IRS. Para estar a par das perdas a reportar do IRS do ano passado pode obter uma segunda vida desta nota de liquidação de IRS no Portal das Finanças.

Dedução de perdas

Segundo o artigo 55º do CIRS, é dedutível ao conjunto dos rendimentos líquidos sujeitos a tributação, o resultado líquido negativo apurado em qualquer categoria de rendimentos. Cada categoria de rendimentos tem as suas regras para a dedução de perdas.

Categoria B

Nos rendimentos de categoria B (rendimentos empresariais e profissionais), o resultado líquido negativo pode ser reportado nos 12 anos seguintes àquele a que respeita, deduzindo-se aos resultados líquidos positivos desta categoria.

As perdas de atividades agrícolas, silvícolas e pecuárias não são, porém, comunicáveis.

Categoria F

Já na tributação de rendimentos da categoria F (rendimentos prediais), a dedução do resultado líquido negativo apurado pode ser reportado nos 5 anos seguintes àquele a que respeita, deduzindo-se aos rendimentos líquidos positivos da mesma categoria.

Categoria G

Na tributação de rendimentos de categoria G (de incrementos capitais), inserem tanto as mais-valias como as menos-valias de todo o agregado familiar. No anexo G declaram-se os imóveis e as ações vendidas.

O saldo negativo apurado com mais-valias num dado ano pode ser reportado nos dois anos seguintes, aos rendimentos da mesma natureza, quando o contribuinte optar pelo englobamento.

Veja como fazer a declaração de mais-valias no IRS.