O que Significa Declaração de IRS Liquidada?

Depois de entregar o IRS, ao consultar o estado do IRS online, pode deparar-se com a informação de situação “liquidada”. Esta situação significa que as contas já foram efetuadas pelas Finanças, apesar do resultado das mesmas não ter sido ainda emitido.

Situação liquidada

Depois da declaração ser validada e considerada “certa”, ela está pronta a ser liquidada. Depois de se entregar a declaração de rendimentos via internet, a AT emite o comprovativo de entrega.

A declaração liquidada não é ainda sinónimo de IRS pago. Isto só acontece com a situação de “reembolso emitido”. Entre a situação de “liquidada” e de “reembolso emitido” ainda podem passar vários dias e o reembolso do IRS ainda pode demorar três dias úteis a entrar na conta do contribuinte, apesar de aparecer a informação de “emitido” online. O contribuinte pode consultar o IRS com frequência para ficar a par dos últimos movimentos financeiros relativos à sua declaração de IRS.

Confira como fazer uma consulta do IRS online.

Nota de liquidação

É através da nota de cobrança ou de liquidação que o contribuinte tem a certeza do valor a pagar ou a receber de IRS anual.

Para estar sempre atualizado sobre IRS, Segurança Social, impostos, poupanças e emprego, siga a página de Facebook do Economias AQUI.