O Que São Ações?

Todos os dias ouvimos falar do conceito associado à bolsa de valores. Mas afinal o que são ações? São títulos que representam uma parte do capital social de uma empresa.

As ações são uma das opções disponíveis para quem quer investir dinheiro. Segundo a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que supervisiona este mercado, cada ação não é mais do que um título que equivale a uma parte do capital social de uma empresa, constituída através de uma sociedade anónima.

Empresa dividida em partes

Em vez de recorrer ao crédito bancário, as empresas podem usar as ações como forma alternativa de financiamento. Na prática, a empresa, a entidade emitente, divide o capital social em diversas unidades e vende-as. Cada uma é adquirida em forma de ações pelos chamados acionistas.

Estes títulos têm um valor monetário, mas não é fixo. Todos os dias muda, na Bolsa de Valores gerida pela Euronext Lisbon, reflexo do número de investidores que apareçam interessados nas ações. Por isso ouvimos falar diariamente do conceito de empresa cotada em bolsa.

Conheça os principais índices bolsistas.

Lucro ou perda?

Embora sendo uma opção de investimento, as ações nem sempre se revelam lucrativas. Os acionistas tentam sempre vendê-las a um valor superior ao da aquisição, mas as movimentações da bolsa por vezes traduzem-se em perdas.

Veja como comprar ações e quando vender as mesmas.

Direitos dos acionistas

Independentemente do número de ações adquiridas, o facto de possuir parte do capital da empresa emitente garante alguns direitos a todos os acionistas. A saber:

  • Participação nos lucros obtidos, nomeadamente através da distribuição de dividendos;
  • Direito de voto nas assembleias de acionistas;
  • Direito a ser informado sobre os negócios da empresa;
  • Receber o correspondente da participação no capital social no caso de dissolução da sociedade.

Conheça ainda os diferentes tipos de ações em que pode investir.