O que precisa preencher no Modelo 3 do IRS depende se opta pela declaração eletrónica ou em papel. No primeiro caso, a tarefa está facilitada. Mas se decidir entregar em papel, não desespere porque não falta ajuda para o preenchimento.

Obrigatório para a declaração de rendimentos das pessoas singulares, o Modelo 3 inclui a folha de rosto com a identificação do(s) contribuinte(s) e seus dependentes e ainda os anexos (A a L) que variam consoante a origem dos rendimentos auferidos no ano anterior e as deduções e benefícios a apresentar.

Veja como preencher a folha de rosto e conheça todos os anexos do IRS.

Declaração pré-preenchida na Internet

Se optar pela via eletrónica, ao entrar no Portal das Finanças para entregar a declaração, assim que se identifica com o NIF é-lhe questionado se pretende optar pela Declaração pré-preenchida. Se escolher esta opção, basta corrigir os dados e pouco terá de preencher.

Por exemplo, no Quadro 3, terá apenas de adicionar os dados do sujeito passivo B (se entregar declaração com outro elemento do agregado) e do(s) dependente(s). Avançando pelos quadros seguintes, acrescenta a natureza da declaração de rendimentos, onde reside e qual a relação entre os sujeitos passivos.

Sempre sem se esquecer de ir gravando a declaração, pode avançar para o anexo A, se tiver rendimentos de trabalho dependente. O valor que recebeu no ano anterior já deverá aparecer, assim como os montantes da retenção na fonte, contribuições e sobretaxa. Logo, sem necessidade de preencher os campos, apenas conferir.

Acrescentar e preencher anexos

Para avançar no Portal das Finanças terá de acrescentar “Novo Anexo” consoante a situação que pretenda declarar de seguida. Um anexo H, por exemplo, para benefícios e deduções. Aqui, já terá que “Adicionar Linha” escolhendo o código do benefício e acrescentando o valor ou o beneficiário da despesa acrescentando o valor na coluna correspondente.

Em qualquer momento e em qualquer documento que compõem o Modelo 3 de IRS, o Portal das Finanças disponibiliza três opções de ajuda para que prossiga com o preenchimento sem dúvidas:

Ou então espreite o Guia de Preenchimento disponibilizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira.