O que pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego

Como muitas vezes se é chamado para entrevista e não se conhece bem a empresa em questão, convém pesquisar sobre a empresa antes da entrevista de emprego. Quanto mais souber sobre a empresa melhor.

Pesquisar sobre a empresa é uma das coisas que tem de fazer obrigatoriamente antes da entrevista de emprego.

1. A missão da empresa

Comece por aceder ao site da empresa e descodificar o que ela faz na verdade. Só estando ao corrente dos seus objetivos é que consegue entrar na mecânica da empresa e oferecer-lhe algo. Procure a missão da empresa no seu website.

2. Os produtos/serviços oferecidos

Muito provavelmente vão-lhe perguntar o que conhece sobre a empresa. Esta é uma oportunidade de ouro para dissertar sobre produtos ou serviços que a empresa disponibiliza, demonstrando que não é necessário gastar muito tempo com a sua ambientação. Certifique-se de conhecer dois dos produtos principais da empresa.

3. Alguns dados e curiosidades

Se quiser dar um brilho extra na resposta pode incluir dados sobre vendas, número de funcionários, etc. Pode obter informações sobre empresas facilmente na internet. Falar sobre factos rápidos sobre a empresa, ou sobre notícias recentes, confere sempre outro impacto no recrutador.

4. A postura comunicacional

Pesquise as redes as sociais da empresa. Tente perceber a sua forma de estar e comunicar online. Na entrevista pode usar um estilo de comunicação semelhante, aproximando-se à cultura desta.

Saiba como conhecer a cultura de uma empresa.

5. O ambiente de trabalho

Talvez consiga descortinar um pouco sobre o ambiente de trabalho desta empresa na página do Facebook ou em fóruns. Veja como são as instalações e a forma como se vestem os trabalhadores. Se conhecer algum trabalhador desta empresa pode perguntar diretamente a esta fonte privilegiada como é afinal de contas trabalhar nesta empresa. Pergunte-lhe tudo o que lhe parecer necessário.

6. A concorrência da empresa

Uma forma de se distanciar dos restantes candidatos ao emprego é saber qual é a concorrência da empresa e pesquisar sobre a concorrência da mesma forma que se pesquisa sobre a empresa em questão. É um trabalho demorado mas com frutos para o candidato, que ficará na memória do recrutador.

7. Quem vai fazer a entrevista

Uma vez no LinkedIn da empresa, tente perceber quem será que lhe vai fazer a entrevista. Pode pesquisar na internet sobre esta pessoa, sobre o que a apaixona profissionalmente. Depois pode falar sobre estes tópicos em entrevista.

8. Os pontos em comum

A empresa procura um trabalhador com um determinado perfil. Conheça os pontos essenciais procurados pela empresa e as suas principais qualidades enquanto candidato. É essa compatibilidade que deve explorar em entrevista.