O que os recrutadores pesquisam no LinkedIn

O método de como pesquisar candidatos no LinkedIn varia de recrutador para recrutador mas o que todo o recrutador pesquisa é muito simples: os melhores colaboradores. Neste artigos olhamos para aquilo que os recrutadores mais procuram no LinkedIn sobre um candidato.

Recomendações

O recrutador vai certamente pesquisar sobre o candidato no LinkedIn para saber se o que escreveu no currículo é verídico. A experiência que o candidato afirma ter vai ser procurada nas recomendações de outros profissionais ao candidato.

Referências

O candidato pode também colocar referências no currículo para contacto. O recrutador em vez de contactar estas referências pode simplesmente pesquisar se elas se encontram na rede de contactos do candidato de emprego.

Contactos

Mas o recrutador não se limita às referências: ele constata os contactos em comum e a relação entre os contactos, cruzando empregos e o networking do candidato.

Palavras-chave

O empregador procura determinadas competências em especial num candidato. Uma forma do candidato melhorar o perfil do LinkedIn é inserir palavras-chaves na sua experiência.  

Cursos

As instituições de ensino frequentadas, os cursos seguidos, as ações e áreas de formação, serão também conferidas pelo recrutador.  

Empregos

Uma preocupação do recrutador será igualmente examinar se os empregos colocados no currículo correspondem aos inseridos no LinkedIn, incluindo as suas datas. 

Mentir é uma das coisas que não se devem fazer no LinkedIn.

Trabalhos

Se o candidato inserir amostras do seu trabalho online, no seu perfil do LinkedIn, o recrutador terá curiosidade em conhecer o seu trabalho.

Descubra quem viu o seu perfil no LinkedIn.

Fique ainda a par das regras de etiqueta no LinkedIn.