O Que Não Pode Esquecer no IRS

Confira se preencheu tudo o que é importante na declaração de IRS. Algumas coisas são essenciais no IRS. Se deixou o IRS para a última hora saiba que é possível preencher a declaração em 20 minutos, mas a pressa pode ser inimiga da perfeição.

Entregar declaração

Em primeiro lugar verifique se tem mesmo de entregar o IRS. Alguns contribuintes não precisam de entregar o IRS, como os trabalhadores por conta de outrem com rendimento anual inferior a 8500€ e os desempregados.

Rendimentos a declarar

Existem vários tipos de rendimentos a declarar, não só o salário. Cada rendimento dita o preenchimento de um anexo específico e o respetivo prazo de entrega do IRS a cumprir. Alguns rendimentos não se declaram no IRS.

Deduzir despesas

Não se pode esquecer das várias despesas dedutíveis no IRS. Verifique se coloca na sua declaração tudo o que se pode deduzir no IRS.

Colocar retenções

Veja se as retenções na fonte de IRS estão corretas e se existem pagamentos por conta a inserir, já que estes não surgem automaticamente na declaração. É importante ter um valor de retenções elevado para baixar o IRS a pagar.

Anexo SS

Caso tenha emitido algum recibo verde no ano anterior deve preencher o anexo SS. Este é o anexo mais recente dos vários anexos do IRS. Veja quem tem de entregar o anexo SS.

NIB

Para uma devolução do IRS mais célere pode colocar o NIB no IRS.

Caso se tenha esquecido dalguma destas coisas, ou surja mais alguma para inserir no IRS, pode substituir a declaração de IRS.