O que não fazer enquanto se espera pelo resultado de uma candidatura

Quando se espera pelo resultado de uma entrevista de emprego não se deve fazer determinadas coisas, como desesperar. Confira o que não fazer enquanto espera pelo desenrolar do processo de seleção de uma empresa.

1. Ir de férias

Se for de férias e ficar indisponível para uma segunda fase de entrevistas ou para começar a trabalhar imediatamente será rapidamente eliminado da lista de candidatos.

2. Chatear recrutador

Seja paciente. Espere pela data de resposta que o recrutador lhe deu. Não perturbe o recrutador antes desse prazo e não envie emails atrás de emails até obter uma resposta. Os processos de candidatura e de recrutamento costumam alargar os seus períodos previstos de duração.

Confira 8 razões para não ter notícias de um recrutador.

3. Deixar de procurar emprego

Mesmo que seja dos candidatos mais fortes não deve desistir de se candidatar a outros empregos. São semanas desperdiçadas de procura de emprego, no caso do recrutador selecionar outra pessoa ou de congelar a vaga. Mais vale ter duas opções de emprego do que nenhuma.

4. Fazer bluff

Já ouviu de certeza o ditado de que mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. Se pressionar uma empresa para o recrutar rapidamente pois tem outra em vista, o mais provável é que a empresa desista de si pois tem o seu próprio timing de recrutamento.

5. Nada

Não pode também ficar quieto. Para além de procurar emprego junto de outras empresas deve melhorar o seu currículo, entrar em formações e agarrar todo o tipo de oportunidades que o valorizem como candidato. Reveja o que pode ter corrido mal na entrevista de emprego e prepare a próxima entrevista.

Fique com dicas importantes para uma segunda entrevista de emprego.

Conheça também 4 formas de subir degraus numa candidatura de emprego.