O que me Torna Único no Mercado de Trabalho


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O que faz de você um candidato especial? Por que deve ser contratado em vez dos restantes candidatos? O que o torna um trabalhador único? Estas são algumas perguntas que o podem fazer estagnar ou gaguejar em entrevista de emprego, caso não esteja esperando por elas.

Pensar na vaga

Antes de tudo pense no anúncio da vaga de emprego. Lembre-se do que é pedido ao candidato. Deve possuir as principais características que o recrutador preza para o trabalho em questão.

Fazer uma avaliação pessoal

Para construir a sua resposta pode fazer uma breve análise pessoal. Recorra às suas experiências, ao seu currículo, à sua personalidade e as suas competências para responder a esta difícil pergunta.

Responder concretamente

  • Se tem uma soft skill importante para o trabalho, agora é a hora de falar nelas.
  • Se tem uma experiência específica numa tarefa importante da vaga de emprego faça questão de a mencionar.
  • Se tem um currículo diferente da concorrência também pode elaborar a sua resposta com base na sua particularidade.

Tente ser concreto na sua resposta, dando exemplos.

Pode dizer por exemplo: “Considero que a minha formação em… combinada com a minha experiência de… e as minhas capacidades pessoais de… me dão uma perspectiva especial relativamente a… e me permitem obter bons resultados, tais como…”

Exemplos de respostas para a pergunta: O que me torna único no mercado de trabalho?

“Acredito que a minha formação em Técnica de Vendas combinada com a minha experiência de 2 anos como Vendedora e as minhas capacidades de empatia e bom relacionamento interpessoal me dão uma perspectiva especial relativamente à satisfação dos clientes e me permitem obter bons resultados, tais como a melhoria da performance de vendas.”

“Considero que a minha formação em Assistente Administrativo combinada com a minha experiência de 1 ano na área e as minhas capacidades de foco e organização me dão uma perspectiva especial relativamente ao correto desempenho das rotinas de escritório e me permitem obter bons resultados, tais como o cumprimento de prazos e controle de obrigações tributárias.”

“Penso que a minha formação em Tecnologia da Informação combinada com a minha experiência de Gestão de Redes Sociais e as minhas capacidades pessoais de bom comunicador me dão uma perspectiva especial relativamente à análise e apresentação de dados e me permitem obter bons resultados, tais como: facilidade de gerenciar um grande volume de dados e extrair informações relevantes para o negócio.”

Não deixe que o “único” desta pergunta o trave na sua resposta. Concentre-se no que pode oferecer de valioso à empresa.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.