Se à questão “o que fazer se está desempregado” só lhe ocorre a resposta “procurar emprego”, este artigo é para si. Há muito mais a incluir na sua rotina diária se quer voltar à vida ativa.

Manter-se ativo, valorizar-se e manter-se em contacto são palavras-chave para quem está desempregado e quer voltar a trabalhar. Eis algumas coisas que deve fazer para concretizar esse desígnio.

Manter-se ativo

Já diz o ditado popular que “parar é morrer”. Se não quer matar a probabilidade de voltar ao mercado de trabalho, mantenha alguma atividade. Seja em regime de part-time ou um trabalho temporário. Ou, se não surgir nenhuma oferta nesse sentido, aposte no voluntariado. Em ambos os casos, mantém-se ativo e estabelece contactos que poderão revelar-se frutíferos no futuro. Para além de aumentar a sua experiência profissional.

Aposte em formação

Se admite que há lacunas nas suas competências, aproveite o tempo livre para fazer formação que permita aperfeiçoar os seus conhecimentos ou até adquirir novos. Por exemplo, na área das línguas e informática ou simplesmente adquirir novos conhecimentos dentro da sua área profissional.

Reveja o seu CV

O seu currículo pode ser a porta de entrada para uma nova experiência profissional. Agora que está desempregado, analise-o com mais atenção, atualize-o e destaque as suas mais-valias. Reformule o seu currículo de forma a evidenciar aquilo que o pode destacar dos restantes candidatos a uma potencial oferta de emprego. Utilize palavras-chave da sua área para ser mais facilmente encontrado pelas empresas.

Alimente a rede de contactos

Mais do que nunca, quando está desempregado precisa de manter a sua rede de contactos ativa. Partilhe com eles a sua disponibilidade, aquilo que procura. Através das suas conexões, nomeadamente nas redes sociais, pode chegar a um potencial empregador. E ao procurar uma empresa em particular, será mais fácil direcionar a sua candidatura para a pessoa certa.

Mantenha-se atualizado

O que fazer se está desempregado passa ainda por manter-se informado e a par de tudo o que se passa na sua área profissional. Só assim poderá retomar da melhor forma o seu trabalho se lhe derem uma oportunidade na mesma área.

Além de seguir esta estratégia, há 5 erros que deve evitar se está desempregado.