O Multibanco engoliu o seu cartão? Eis o que deve fazer nesta situação indesejada.

Quem contactar?

A empresa responsável pela rede Multibanco em Portugal é a SIBS. Esta entidade recomenda entrar em contacto imediatamente com o banco emissor do cartão e contar o sucedido, em caso do cartão ficar retido numa caixa automática. Pode ser atribuído um novo cartão ao cliente do banco, que receberá um novo código secreto (PIN).

A pessoa cujo cartão foi engolido pelo ATM pode também tentar pedir o cartão retido na hora. Se a caixa automática for da mesma instituição bancária, o cliente pode comunicar ao balcão desse banco o sucedido. O funcionário consulta a mensagem de erro no sistema e se for identificado o motivo e o cliente, ele pode fazer a entrega do cartão na hora, bastando a apresentação de documentos identificativos e a assinatura de uma declaração.

Caso o banco seja outra instituição, o cliente necessita já de uma carta/fax do banco emitente do cartão a autorizar a entrega do cartão retido.

Razões para o Multibanco engolir cartão

O Multibanco pode engolir o cartão do cliente bancário por várias razões:

  • falha energética
  • uso sucessivo de pin incorreto
  • bloqueio do cartão pelo banco emitente
  • cartão expirado
  • cartão inválido
  • cartão em lista negra
  • ataque ao sistema

Pode optar por anular o seu cartão Multibanco.