Saiba já o que fazer quando o chefe gritar consigo, para estar preparado numa possível situação futura. É difícil saber como reagir quando o chefe se exalta e grita com um trabalhador, mas pode-se sempre preparar um plano de ação.

Manter a tranquilidade

Tente manter a calma e agir como se nada de importante se tivesse passado. Nunca grite de volta para o seu patrão. Pode até pedir para repetir algo que foi dito, para ganhar algum tempo para responder. O importante é que mantenha a tranquilidade e que pense bem antes de dar qualquer resposta.

Explicar-se

Na causa da gritaria pode estar algo que foi mal entendido. Explique calmamente e com claridade o que se passou. Peça informações. Não se deixe vitimizar. Tente ser objetivo e manter o profissionalismo. Não leve o assunto para o lado pessoal. Se tiver soluções em mente para a situação, pode jogá-las em cima da mesa.

Planear conversa

Se ficou atarantado com a reação do patrão pode muito simplesmente pedir para falar mais tarde sobre o assunto, marcando uma hora para discutir a situação com mais calma e tempo.

Assumir responsabilidades

Se realmente teve culpas no processo, o melhor que pode fazer é assumir a responsabilidade, pedir desculpas e prometer resolver a questão ou melhorar brevemente. Isto ajudará a diminuir a cólera do patrão e a ganhar a sua compreensão.

Conversar

Depois do dia do incidente, tente falar com o patrão sobre o sucedido. Demonstre interesse pela resolução da questão. É importante colocar tudo em pratos em limpos e deixar para trás o que se passou.

Denunciar

Se tem um péssimo patrão e estiver a ser vítima constante de mobbing, o caso torna-se mais sério. Tem de ser forte para combater esta grave realidade. Saiba como sobreviver e denunciar o mobbing.

Veja também dicas para enfrentar um mau patrão.