3 coisas a evitar fazer quando não se tem resposta na candidatura

Não ter resposta a uma candidatura de emprego traz ansiedade e deceção a um candidato. Apesar de ser uma situação complicada, quando não se tem resposta a uma candidatura não se recomenda ter alguns comportamentos. Saiba o que não fazer (e o que fazer) quando não se tem resposta a uma candidatura de emprego.

1. Contactar imediatamente o recrutador

Apesar de um dia parecer uma semana para um candidato, para o recrutador um dia parece uma hora. Deixe passar algum tempo antes de contactar o recrutador: espere pelo menos uma semana para contactar o recrutador e evite as segundas-feiras, dias mais atarefados e propícios a se dar más notícias.

2. Pedir satisfações ao recrutador

Não se devem pedir satisfações pelos emails não respondidos ou pelos atrasos nos contactos de recrutamento. Pode-se, contudo, relembrar o recrutador de forma subtil, como por exemplo enviar um email com um artigo interessante para o recrutador, ou com mais informação sobre alguma resposta da entrevista de emprego que ficou por explicar, e em nota de rodapé fazer referência ao processo de recrutamento.

Também será um bom gesto enviar algum exemplo de trabalho realizado que pareça importante dar a conhecer ao recrutador.

3. Insistir

Contactar o recrutador mais do que uma vez (quando tal não for pedido pelo próprio) denotará impaciência e insatisfação por parte do candidato, pelo que também não se recomenda fazer no pós-entrevista ou envio de candidatura.

Confira o que mais não fazer enquanto se espera pelo resultado de uma candidatura.