Vida e família

O que fazer perante fraudes na internet?

Se for vítima de uma fraude na internet saiba que passos deve dar.

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O que fazer perante fraudes na internet?

Se for vítima de uma fraude na internet saiba que passos deve dar.

Veja como proceder perante fraudes na internet antes de ser vítima de um crime informático. Se a prevenção não foi suficiente, eis como deve agir nestes incidentes.

Confirmar o incidente

Se suspeita ter sido vítima de fraude na internet, a primeira coisa a fazer é confirmar o incidente. A confirmar-se, tente preservar todos os dados não voltando a usar o sistema alvo do crime informático e tire notas de todos os pormenores que possam ajudar numa investigação futura. Há quem sugira uma espécie de cronologia, incluindo as horas de todos os passos.

Apresentar queixa às autoridades

Reunidas as provas e as anotações, e tal como em qualquer outro tipo de crime, se foi vítima de fraude na Internet deve apresentar queixa às autoridades. Pode fazê-lo na que estiver mais próxima de si - PSP, GNR ou Polícia Judiciária – sendo encaminhada para a entidade competente. E é a Polícia Judiciária a autoridade responsável pela investigação de crimes relacionados com o uso abusivo das redes informáticas.

Fraude financeira

Uma das mais comuns situações de fraude na internet está relacionada com a utilização do serviço de homebanking, isto é, a realização de operações bancárias à distância. Seja através da apropriação de dados pessoais, roubo de identidade ou operações financeiras não autorizadas.

Quando se é vítima deste tipo de crimes, mantém-se o procedimento acima mencionado, mas o consumidor deve ainda contactar imediatamente o seu banco. Nessa altura, informe-se junto da instituição financeira se poderá vir a contestar eventuais despesas fraudulentas ou recuperar o que lhe possa ser roubado.

Eis o que fazer perante fraudes na internet, mas também a este propósito “prevenir é o melhor remédio”. A internet está longe de ser um lugar 100% seguro, logo, deverá precaver-se ao utilizar a rede. Desde logo, utilizando um software anti-vírus. E, no caso particular do serviço homebanking, certificando-se de que está a lidar com a instituição autorizada e não respondendo a contactos suspeitos.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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