Aplique técnicas de relaxamento antes de fazer uma apresentação para facilitar o seu grande momento de falar em público.

Alongamentos

Faça alguns alongamentos. Estique os braços e as pernas, junte as mãos rode os pulsos, gire o pescoço lentamente. Ao fazer isto está a relaxar os músculos, que sofrem com o stress e ansiedade.

Sorrir

Sorria ao espelho. Mentalize-se que vai correr tudo bem. Mantenha-se positivo. Uma boa forma de o fazer é sorrir constantemente. Ainda ao espelho também pode pensar em voz alta que vai conseguir e que é um grande orador.

Conheça os pensamentos essenciais para o sucesso de uma apresentação.

Usar a casa de banho

A ansiedade pode criar reações no organismo como despertar a vontade de ir à casa de banho. Use os minutos antecedentes à apresentação para visitar o WC, nem que seja só para sorrir ao espelho e constatar como está apresentável.

Testar audiovisuais

Chegue com antecedência ao local da apresentação para testar os equipamentos da apresentação e se ambientar com o local.

Cumprimentar os presentes

Crie empatia logo de início com o público. Se tiver oportunidade aproveite para cumprimentar e falar com o público presente antes da apresentação para se familiarizar com este e afastar os receios que tenha.

Imaginar o início

Treine mentalmente como vai começar a sua apresentação para ganhar confiança e um impulso.

Respirar

Ninguém se esquece de respirar mas antes da apresentação deve fazer uma respiração mais profunda e lenta para interromper a sensação de adrenalina e de descontrolo.