Por: João Paulo Moura

O que fazer no trabalho antes de ir de férias

Risque estas tarefas da sua lista de coisas a fazer no trabalho antes de partir de férias. Desligar do trabalho e ir de férias descansado exige ainda alguma arte.

Terminar trabalho

Termine todos os trabalhos mais importantes. Finalize o maior número de negócios e projetos possível. Não deixe trabalho importante pendente.

Marcar agenda

Aponte as férias na agenda. Não marque nenhuma reunião, encontro ou contacto para o seu período de férias. 

Avisar da ausência

Coloque um aviso automático de ausência para férias no seu e-mail com a data do regresso das férias e um contacto de alguém responsável ainda presente na empresa. Relembre ao seu chefe o período em que estará ausente para não ser interrompido nas férias. Avise igualmente os clientes e os contactos mais frequentes das suas férias com alguma antecedência para não inviabilizar negócios pela sua ausência.

Escolher um colega de apoio

Procure por um colega de trabalho que possa servir de apoio na sua ausência. Caso ele tenha disponibilidade e conhecimentos na matéria, poderá servir como uma ponte de contacto com clientes e como o seu substituto em determinados assuntos mais urgentes.

Deixar indicações

Escreva uma manual com instruções claras para outras pessoas sobre o que costuma fazer e como o costuma fazer. A sua ausência não será tão sentida, impedindo assim que lhe liguem durante as férias.

Deixe também indicações do que está pendente e do que é preciso fazer com mais urgência.

Arrumar escritório

Deixe documentos importantes acessíveis a outros, de preferência online, na cloud, por exemplo.

Organize ainda o seu espaço de trabalho antes de sair de férias. Limpe a secretária e o frigorífico. Desligue as tomadas. Dê espaço para os outros respirarem melhor e permita-se a voltar ao trabalho a um espaço arrumado e organizado, tal como o deixou.

Quando estiver a terminar as férias consulte como voltar ao trabalho depois das férias sem stress.