O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão de crédito

Caso tenha o azar de perder o seu cartão de crédito, ou deste ter sido roubado, deve contactar de imediato o banco emitente do cartão.

1. Tenha o número do banco guardado no seu telemóvel

Algo que deve fazer sempre que tem um cartão novo é guardar o número telefónico 24 horas do banco em questão. Guarde também o número do cartão, para ser mais fácil ao informar o banco.

2. Entre imediatamente em contacto com o banco

Para comunicar uma perda ou roubo de cartão de crédito da forma mais rápida use a linha telefónica 24 horas do banco. Pode também usar a rede online do banco ou dirigir-se pessoalmente ao banco.

Quanto mais rápido agir melhor, pois a partir do momento em que notifica o banco, a pessoa deixa de ser responsável pelo cartão e o cartão é bloqueado, deixando de poder ser utilizado.

No contrato do cartão de crédito encontram-se normalmente informações e procedimentos a tomar em caso de roubo ou perda do cartão.

Fique com um exemplo de modelo de carta de aviso de furto de cartão de crédito.

3. Fique atento às suas movimentações bancárias

Nos dias seguintes à perda ou roubo, certifique-se que não há movimentos estranhos na sua conta bancária e que o cartão foi efetivamente anulado.

O que acontece em caso de uso indevido do cartão roubado ou perdido

Em caso de uso indevido do cartão, o titular não é responsabilizado após a notificação do roubo ou perda.

Já as operações realizadas com o cartão antes da notificação do roubo ou perda são suportadas pelo titular do cartão, dentro do limite do saldo do cartão ou da linha de crédito ligada à conta do cartão, até ao máximo de 150 euros.

Tenha cuidado com as coisas que coloca na carteira.