A maior parte dos candidatos não sabe o que fazer após uma entrevista de emprego. Aguardar pacientemente pelo feedback da empresa ou contactar os recrutadores para saber do processo?

Independentemente da forma como a entrevista lhe corra não desapareça depois desta fase do processo de recrutamento. Sem ser insistente, o ideal é manter-se proativo.

Fazer o follow-up da entrevista

Dar seguimento à entrevista começa na própria entrevista. No final, não se esqueça de questionar o recrutador sobre o procedimento do recrutamento e os prazos do processo. Tente saber se contactam todos os candidatos ou apenas o escolhido e se a empresa estará recetiva a que lhes ligue nos dias seguintes para saber o resultado da entrevista.

Mesmo após uma entrevista de emprego, o candidato deve continuar a apostar em destacar-se dos restantes. Pode fazê-lo, por exemplo, ao enviar um e-mail a agradecer ao entrevistador e a reiterar o interesse na vaga. Veja um exemplo de como agradecer ao entrevistador.

E se está realmente interessado, continue à procura de mais informações sobre a empresa. Desta forma, estará preparado se o recrutador o chamar para uma segunda entrevista, por exemplo.

Ligar-se nas redes sociais

Sempre mantendo o profissionalismo que se exige quando se candidata a qualquer cargo, aproveite para se ligar ao recrutador nas redes sociais, em especial à rede profissional LinkedIn. Além de ser mais um meio que pode usar para agradecer a disponibilidade, reforça a sua rede de networking. Demonstra ainda vontade e interesse da sua parte se aproveitar para desenvolver alguma questão abordada na entrevista.

Não deixe de procurar

O que deve fazer após uma entrevista de emprego, mesmo que esta lhe pareça a oportunidade da sua vida, é não pôr de parte outros processos de recrutamento em que esteja envolvido. A resposta é uma incógnita, logo, não desperdice oportunidades.

E se a resposta for negativa, isto é, se não for o selecionado, tente perceber porquê, o que falhou. Reveja o currículo e a carta de apresentação e pense nas questões da entrevista em que sentiu mais dificuldades.

Fique com as razões para contactar o entrevistador após a entrevista.