Por: Sara Cardoso

O que fazer antes de vender algo no Olx

Seja por motivos financeiros, por falta de espaço ou para diminuir a pegada ecológica, a compra e venda de artigos usados está em alta.  Alguns sites, tal como o OLX, permitem criar uma "montra" com os bens que queremos rentabilizar, de forma rápida e gratuita. Recentemente surgiu também a possibilidade de colocar anúncios no Marketplace, do Facebook, que é também uma oportunidade a explorar.

Aqui ficam algumas dicas do que deve fazer antes de vender algo no OLX.

1. Preparar para venda

Parece básico, mas antes de colocar algo à venda deve pôr-se o bem no melhor estado possível. No mínimo, e dependendo do bem a vender, limpá-lo de forma eficiente.

2. Tirar boas fotos

Os anúncios com fotos são muito mais apelativos, e qualquer pessoa gosta de ver fotos dos bens antes de fazer contatos para a compra.

Tire fotos de várias perspetivas, bem enquadradas, num local com boa luz, que permitam mostrar as características e o estado real do bem ou produto.

3. Estabelecer o preço justo

Para estabelecer um preço justo, há que ter em conta: o valor de custo, o uso que o bem teve e o estado em que se encontra. Há bens que desvalorizam rapidamente, como bens tecnológicos, outros que mantêm mais o seu valor desde que bem conservados, como produtos de puericultura.

É ainda importante pesquisar o preço do seu produto na “concorrência”, de forma a não pedir um valor muito desfasado.

4. Escolher o título certo

Deve escolher um título que permita identificar o produto o melhor possível, de forma a ser facilmente encontrado pelos potenciais compradores numa pesquisa. É também importante colocar o anúncio na categoria de produtos mais adequada.

5. Fazer uma boa descrição do produto

Na descrição pode fazer referência às características mais importantes do bem em causa, e deve também aproveitar para fazer referência ao estado de conservação do bem, à sua experiência de utilização do mesmo e ainda do motivo para a venda.

6. Fornecer os seus melhores contatos

Se pretende ser bem sucedido na venda, deve facilitar os seus melhores contatos e responder rapidamente às mensagens, para aproveitar a demonstração de interesse.

7. Segurança nas transações

Quando fechar o negócio, nunca se esqueça das regras básicas de segurança:

- Faça a venda, de preferência, pessoalmente.

- Ao marcar um encontro, deve fazê-lo num local público.

- Nunca envie artigos sem ter recebido o dinheiro. Não confie em digitalizações de comprovativos de pagamentos bancários.