Seja por motivos financeiros, por falta de espaço ou para diminuir a pegada ecológica, a compra e venda de artigos usados está em alta. Alguns sites, tal como o OLX, permitem criar uma "montra" com os bens que queremos rentabilizar, de forma rápida e gratuita. Recentemente surgiu também a possibilidade de colocar anúncios no Marketplace, do Facebook, que é também uma oportunidade a explorar.
Aqui ficam algumas dicas do que deve fazer antes de vender algo no OLX.
1. Preparar para venda
Parece básico, mas antes de colocar algo à venda deve pôr-se o bem no melhor estado possível. No mínimo, e dependendo do bem a vender, limpá-lo de forma eficiente.
2. Tirar boas fotos
Os anúncios com fotos são muito mais apelativos, e qualquer pessoa gosta de ver fotos dos bens antes de fazer contatos para a compra.
Tire fotos de várias perspetivas, bem enquadradas, num local com boa luz, que permitam mostrar as características e o estado real do bem ou produto.
3. Estabelecer o preço justo
Para estabelecer um preço justo, há que ter em conta: o valor de custo, o uso que o bem teve e o estado em que se encontra. Há bens que desvalorizam rapidamente, como bens tecnológicos, outros que mantêm mais o seu valor desde que bem conservados, como produtos de puericultura.
É ainda importante pesquisar o preço do seu produto na “concorrência”, de forma a não pedir um valor muito desfasado.
4. Escolher o título certo
Deve escolher um título que permita identificar o produto o melhor possível, de forma a ser facilmente encontrado pelos potenciais compradores numa pesquisa. É também importante colocar o anúncio na categoria de produtos mais adequada.
5. Fazer uma boa descrição do produto
Na descrição pode fazer referência às características mais importantes do bem em causa, e deve também aproveitar para fazer referência ao estado de conservação do bem, à sua experiência de utilização do mesmo e ainda do motivo para a venda.
6. Fornecer os seus melhores contatos
Se pretende ser bem sucedido na venda, deve facilitar os seus melhores contatos e responder rapidamente às mensagens, para aproveitar a demonstração de interesse.
7. Segurança nas transações
Quando fechar o negócio, nunca se esqueça das regras básicas de segurança:
- Faça a venda, de preferência, pessoalmente.
- Ao marcar um encontro, deve fazê-lo num local público.
- Nunca envie artigos sem ter recebido o dinheiro. Não confie em digitalizações de comprovativos de pagamentos bancários.