O que Fazer Agora para se Reformar Mais Cedo e Melhor

Chegar à reforma antecipada parece uma miragem aos olhos de muitos trabalhadores que percorrem o deserto do trabalho há muito tempo. Reformar-se mais cedo e com uma reforma melhor é complicado, mas ainda assim possível. Eis o que pode fazer agora para o conseguir.

Simular reforma

Pode precisar de fazer reajustamentos nas suas contribuições para a Segurança Social. Caso os seus descontos sejam insuficientes para a reforma que deseja, tem de os aumentar ou reforçar. Comece por simular a reforma online e descobrir quanto deve descontar mensalmente.

Poupar

Se não dispensa uma reforma confortável, quem sabe até noutro local do mundo, tem de fazer agora esforços de poupança, como a formiga que trabalha para os dias de inverno. Lembre-se que uma reforma antecipada necessita que o dinheiro dure por mais tempo.

Para alcançar este objetivo de poupança pode começar já a simplificar a vida e poupar então dinheiro e saúde no processo.

Investir

Um dos caminhos para a reforma antecipada é o investimento. Este investimento pode ser feito de diferentes formas, consoante o desejo e o perfil do investidor. O aconselhamento financeiro pode ser necessário para tomar as melhores decisões.

Mudar de emprego ou carreira

Se estiver esgotado com o seu trabalho, ou sentir que atingiu a estagnação, talvez esteja na hora de mudar de trabalho ou mesmo de mudar de carreira. Quanto mais cedo se meter na direção que deseja para a sua carreira, mais rapidamente encontra a felicidade no trabalho e menos lhe custa o tempo de trabalho a passar.