O que é o rendimento coletável?

O rendimento coletável no IRS é o rendimento do contribuinte ou agregado familiar que determina a taxa de imposto a aplicar. Ele resulta do englobamento dos rendimentos das várias categorias recebidos anualmente, depois de feitas as deduções e os abatimentos.

Cálculo do rendimento coletável

Este rendimento coletável corresponde ao valor obtido da subtração do rendimento global (bruto) do sujeito passivo ou agregado familiar pela soma de todas as deduções específicas, das perdas a recuperar, dos abatimentos e das deduções ao rendimento.

Uma vez subtraídas estas deduções encontra-se o valor recebido pelos contribuintes ao qual se aplicam as taxas de imposto. Este cálculo permite chegar ao montante a pagar de IRS.

Saiba como calcular o rendimento coletável passo a passo.

Taxa a aplicar no IRS

O IRS é um imposto progressivo. A taxa a aplicar é maior quanto mais alto for o rendimento coletável. Esta taxa advém das tabelas dos escalões de IRS. Um contribuinte com um rendimento anual de 14 mil euros encontra-se no segundo escalão e está sujeito a uma taxa de 28,5% (taxa para Portugal Continental e Madeira). Depois é retirada uma parcela de 980 euros.

Se a declaração for entregue em conjunto por um casal a taxa incide unicamente em metade do rendimento coletável.

Saiba como ler a nota de cobrança do IRS.