Antes de fazer um crédito pessoal deve procurar saber várias informações importantes sobre o mesmo e ter alguns cuidados.

Termos do crédito

A primeira coisa que se deve saber num crédito pessoal passa pelo seu pagamento. Pedir dinheiro emprestado é fácil, restituir o dinheiro nem tanto. Descubra quando é que lhe vão pedir para pagar o dinheiro do crédito pessoal e em que condições.

O valor total a pagar pelo crédito depende do valor pedido emprestado e do prazo de pagamento, sendo que a mensalidade aumenta se escolher um período menor de liquidação.

Confira como obter o crédito pessoal mais barato.

Preste atenção a todas as informações do contrato, lendo bem as pequenas linhas antes de assinar.

Taxas de juro

Além do prazo de reembolso, deve estudar bem as taxas de juro a pagar pelo empréstimo. A taxa de juro corresponde ao preço que terá de pagar a mais pelo uso do dinheiro que lhe foi emprestado. Quanto menor a percentagem da taxa, melhor.

Adicionais

Podem existir comissões e taxas adicionais no crédito pessoal, como taxas extras por pagamentos atrasados, às quais convém sempre estar ao corrente. Preste atenção à taxa anual efetiva (TAE). A somar às taxas, podem estar outros produtos financeiros como seguros, pelo que deve ter em conta todos os preços inerentes.

Simulação

Dada a diversa oferta no mercado do crédito pessoal, é fulcral comparar condições e fazer simulações de crédito pessoal nos vários bancos e instituições de crédito antes de fazer um crédito pessoal. Assim consegue o melhor produto, à taxa de juro mais atrativa.

Banco escolhido

Opte sempre por escolher instituições de boa reputação, de credibilidade indiscutível. É necessário ter também em atenção a ligação à instituição financeira escolhida para o crédito pessoal, pois podem surgir diferentes problemas bancários no futuro, da dificuldade de pagamento deste empréstimo.

Se acabar por considerar que o crédito pessoal não é a melhor solução financeira para si, consulte alternativas ao crédito pessoal.