O que acontece se não pagar um empréstimo

O ideal é mesmo não descobrir o que acontece se não pagar um empréstimo, mas se entrar em incumprimento de pagamento de um empréstimo, pode sujeitar-se a difíceis consequências.

Pagamento de juros

Quando não pagar a prestação do empréstimo na data devida, o cliente entra em mora, sendo-lhe exigido o pagamento de juros moratórios e de outros encargos relativos ao processamento do atraso. O total a pagar será equivalente á prestação mensal mais os juros moratórios, mais uma comissão.

Nome na lista negra do Banco de Portugal

Quem se torna devedor fica com “cadastro” no registo de clientes bancários no Banco de Portugal, o que pode impossibilitar a utilização de cartões de crédito, de passar cheques e de contratar novos empréstimos.

Processo executivo

Quando uma dívida não é paga, o credor pode entrar com uma ação judicial contra o devedor, para ser ressarcido no seu investimento.

Entrega da casa

A última solução para os devedores que não conseguem pagar um empréstimo passa muitas vezes pela tentativa de negociação com o banco, oferecendo a casa como meio de pagamento num crédito habitação. Mesmo assim, pode acontecer o valor avaliado para o imóvel ser inferior ao valor do empréstimo, e a dívida permanecer.

Para os desempregados e agregados em situações económicas mais frágeis existe a possibilidade de recorrer a um regime extraordinário de proteção. Em todo o caso deve-se tentar renegociar com o banco o empréstimo em caso de dificuldade de pagamento.

Fique com exemplos de coisas para as quais não se deve pedir um empréstimo.