O nível de stress no trabalho em Portugal e como o combater

O stress no trabalho dos portugueses é alto. Portugal é o sétimo país com mais stress no trabalho da Europa, num estudo efetuado com 31 países europeus, segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. ​

Dados do stress laboral em Portugal

A taxa de incidência de stress no trabalho apurada em Portugal foi de 59%.O país com mais stress laboral na Europa é o Chipre (88%) e o país com menos stress no trabalho é o Liechtenstein (3,5%).

As razões apontadas pelos portugueses para o stress no trabalho são por ordem decrescente:

  • as horas/volume de trabalho;
  • a reorganização do trabalho ou insegurança no trabalho;
  • a falta de apoio por parte dos colegas e chefes;
  • a intimidação ou o assédio;
  • a falta de clareza nas funções e responsabilidades;
  • a falta de oportunidade de gerir a sua forma de trabalhar.

Como combater o stress no trabalho

Existem trabalhos mais e menos stressantes mas o stress é transversal a todos os sectores e profissões. O trabalho está a matar os trabalhadores silenciosamente.

Para tentar acabar com o stress e ansiedade no trabalho siga as seguintes dicas:

  • personalizar o espaço de trabalho, tornando-o inspirador;
  • falar com os superiores sobre a reorganização do trabalho para se assegurar da solidez da sua posição;
  • pedir indicações claras sobre as funções e responsabilidades a exercer;
  • dividir e priorizar tarefas para melhor responder a cada uma delas e conseguir gerir o tempo;
  • anotar todas as tarefas, ideias e passos importantes a tomar;
  • não procrastinar e não adiar uma tarefa;
  • trabalhar com entusiasmo;
  • relacionar-se com os colegas;
  • ajudar os colegas;
  • tomar decisões com tempo;
  • aceitar que uma dada situação não podia ser evitada e começar a pensar na sua solução;
  • respeitar os horários religiosamente;
  • simplificar as obrigações e métodos de trabalho;
  • fazer pequenas pausas no trabalho;
  • deixar a preocupação na gaveta antes de sair do trabalho;
  • ter uma alimentação saudável;
  • praticar exercício físico.

Todas estas dicas tentam evitar os maus efeitos do stress no corpo humano.

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