Ser rico é muito conveniente, já que o dinheiro compra muita coisa. Porém, como tudo na vida, há um lado bom e um lado mau, o que faz com que ser rico não seja propriamente um mar de rosas. Entre as desvantagens de ser rico encontram-se estas 13 dolorosas espinhas.

1. Insegurança

Quanto mais se tem mais se pode perder. Quem é rico vive sempre na insegurança de perder tudo o que foi ganhando ao longo da vida.

2. Isolamento

Por vezes quem tem muito, pouco tem, a nível de verdadeiros amigos. Apesar da fortuna ser amealhada em castelo, o dinheiro é também um fosso onde a pessoa se enterra, às vezes sozinha.

3. Exclusão

Se por um lado se chega ao convívio com uma determinada parte da sociedade, a verdade é que os ricos são excluídos por outra parte da sociedade, a mais numerosa e autêntica.

4. Sacrifício

Quem chega a milionário ou a rico fez muitos sacrifícios na vida. Perderam-se amigos, mataram-se algumas paixões, esqueceram-se outros tantos sonhos, tudo com o dinheiro em vista. Se valeu a pena ou não, cada um é que saberá dizer por si.

5. Hostilidade

Os ricos também podem ser vistos como gananciosos, pretensiosos, viciados em trabalho, exibicionistas, entre outros. O sucesso pode corresponder à perda de outros e à mágoa destes.

6. Pedidos

Quem é rico está sujeito a ouvir muitas batidas à porta de sua casa, com pedidos de empréstimos ou de vagas de trabalho. Desde família a desconhecidos, há sempre alguém a perturbar e a pedir algo.

7. Vício

Quanto mais se tem mais se quer. O dinheiro é um vício que pode levar uma pessoa à falência ou à depressão. Comprar carros ou casas só para manter as aparências pode ter sérias consequências.

8. Comparações

A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha. Existe sempre alguém mais rico. Uma vez alcançado um cifrão quer-se logo alcançar outro. Ser rico é viver eternamente em comparação com outros.

10. Perder controlo pessoal

Quem é rico tem a desvantagem de pensar demasiado em dinheiro e de fazer a sua vida em redor deste. Será que uma pessoa possui dinheiro? Ou é o dinheiro que possui a pessoa?

11. Conflitos familiares

Os filhos das pessoas ricas podem crescer de forma mimada e não dar valor ao dinheiro ou mesmo aos seus pais, que estão muitas vezes ausentes e acabam por compensar essa falha com dinheiro. Quem fala em problemas com filhos também fala em problemas com irmãos e pais.

12. Incerteza

Quem for rico tem também de desconfiar das intenções das outras pessoas. Será que as outras pessoas (incluindo a cara metade) fazem algo por bondade e boa vontade ou simplesmente por interesse?

13. Perda de interesse

Quando se quer comprar algo arduamente e se consegue esse algo ao fim de muito esforço, isso é bastante saboroso. Quando se tem tudo, já não se encontra interesse e sabor em ter algo, mesmo que muito valioso.

Infelicidade

O dinheiro pode comprar muita coisa mas existem certas coisas que o dinheiro não consegue comprar. Ele pode comprar uma cama mas não o sono, um computador mas não um cérebro, comida mas não apetite, enfeites mas não beleza, uma casa mas não um lar, medicamentos mas não saúde, luxos mas não cultura, diversões mas não felicidade, conhecimentos mas não amigos, obediência mas não fidelidade…

Descubra ainda as coisas mais importantes do que o dinheiro.