Ser rico é muito conveniente, já que o dinheiro compra muita coisa. Porém, como tudo na vida, há um lado bom e um lado mau, o que faz com que ser rico não seja propriamente um mar de rosas. Entre as desvantagens de ser rico encontram-se estas 13 dolorosas espinhas.

1. Insegurança

Quanto mais se tem mais se pode perder. Quem é rico vive sempre na insegurança de perder tudo o que foi ganhando ao longo da vida.

2. Isolamento

Por vezes quem tem muito, pouco tem, ao nível de verdadeiros amigos. Apesar da fortuna ser amealhada em castelo, o dinheiro é também um fosso onde a pessoa se enterra, às vezes sozinha.

3. Exclusão

Se por um lado se chega ao convívio com uma determinada parte da sociedade, a verdade é que os ricos são excluídos por outra parte da sociedade, a mais numerosa e autêntica.

4. Sacrifício

Quem chega a milionário ou a rico fez muitos sacrifícios na vida. Perderam-se amigos, mataram-se algumas paixões, esqueceram-se outros tantos sonhos, tudo com o dinheiro em vista. Se valeu a pena ou não, cada um é que saberá dizer por si.

5. Hostilidade

Os ricos também podem ser vistos como gananciosos, pretensiosos, viciados em trabalho, exibicionistas, entre outros. O sucesso pode corresponder à perda de outros e à mágoa destes.

6. Pedidos

Quem é rico está sujeito a ouvir muitas batidas à porta de sua casa, com pedidos de empréstimos ou de vagas de trabalho. Desde família a desconhecidos, há sempre alguém a perturbar e a pedir algo.

7. Vício

Quanto mais se tem mais se quer. O dinheiro é um vício que pode levar uma pessoa à falência ou à depressão. Comprar carros ou casas só para manter as aparências pode ter sérias consequências.

8. Comparações

A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha. Existe sempre alguém mais rico. Uma vez alcançado um cifrão quer-se logo alcançar outro. Ser rico é viver eternamente em comparação com outros.

10. Perder controlo pessoal

Quem é rico tem a desvantagem de pensar demasiado em dinheiro e de fazer a sua vida em redor deste. Será que uma pessoa possui dinheiro? Ou é o dinheiro que possui a pessoa?

11. Conflitos familiares

Os filhos das pessoas ricas podem crescer de forma mimada e não dar valor ao dinheiro ou mesmo aos seus pais, que estão muitas vezes ausentes e acabam por compensar essa falha com dinheiro. Quem fala em problemas com filhos também fala em problemas com irmãos e pais.

12. Incerteza

Quem for rico tem também de desconfiar das intenções das outras pessoas. Será que as outras pessoas (incluindo a cara-metade) fazem algo por bondade e boa vontade ou simplesmente por interesse?

13. Perda de interesse

Quando se quer comprar algo arduamente e se consegue esse algo ao fim de muito esforço, isso é bastante saboroso. Quando se tem tudo, já não se encontra interesse e sabor em ter algo, mesmo que muito valioso.