6 Razões para você não ter amigos no trabalho

Não ter amigos no trabalho é uma razão válida para se procurar outro emprego. Apesar de existirem imensas pessoas na empresa, o trabalho pode ser um lugar muito solitário, quando não se tem um único amigo entre todo o pessoal. A razão de isso acontecer pode estar no próprio trabalhador.

Ser uma pessoa reservada

Cada pessoa é como é. Algumas são mais reservadas do que outras, o que torna a missão de fazer amigos no trabalho mais difícil. Neste caso é preciso fazer um esforço pessoal, se o objetivo é fazer amigos no trabalho.

Ser novo no trabalho

Não ter amigos no trabalho pode ser apenas uma questão de tempo. Quem acabou de chegar a um novo emprego tem de dar tempo ao tempo.

Existir um grupo muito enraizado

Por vez existe um grupo (ou grupos) de pessoas que trabalham há muito tempo juntas e que formam um círculo muito fechado, sem sequer se aperceberem do facto, onde é difícil de penetrar.

Ter uma má conduta

A razão para ser difícil fazer amigos no trabalho pode estar num incidente do passado. Fez alguma queixa ou crítica negativa dos colegas? Cometeu algum erro pelo qual não assumiu as culpas? Se fez algo errado deve pedir desculpa e tentar remendar a situação.

Por vezes basta falar muito ou ouvir música quando um colega quer silêncio para trabalhar, para criar inimizades no trabalho, por exemplo. Esteja atento ao seu comportamento no trabalho.

Fazer um mau trabalho

Será que está a fazer um bom trabalho? Uma explicação para não se associarem a si pode estar num mau trabalho desempenhado.

Falta de identificação

Por vezes os trabalhadores não se conseguem adaptar ao estilo de trabalho, aos valores e à cultura da empresa. Quando a cultura de uma empresa é muito específica, o trabalhador pode não se enquadrar nela como se desejaria, sendo difícil fazer amigos no trabalho.