Como fazer uma mudança de carreira aos 40

A mudança de carreira aos 40 anos é possível e é até a única saída para algumas pessoas que estagnaram na carreira. Como ainda tem metade da vida de trabalho pela frente, espreite como mudar de carreira aos 40.

1. Tenha a certeza que quer mudar de emprego

Mudar de carreira aos 40 é como voltar à casa de partida, mas com mais dinheiro no bolso. Antes de tudo deve ter a certeza de que quer mudar de carreira, já que encontrar emprego depois dos 40 torna-se mais difícil. Compare os prós e contras de mudar de emprego e faça um exercício cuidado de autoavaliação sobre se está na carreira certa ou não.

2. Identifique a área de interesse

Se realmente quer seguir em frente com a mudança, o primeiro passo para mudar de carreira aos 40 anos é identificar a área onde gostaria de trabalhar. É com base neste interesse que vai descobrir quais as novas competências que devem ser desenvolvidas.

3. Faça uma transição sucessiva

Em vez de mudar abruptamente de carreira, pode planear a transição e concretizá-la progressivamente. Comece a sua formação necessária para o desempenho do novo trabalho num horário pós-laboral. Uma especialização pode ser o trampolim para a mudança de carreira.

Veja como procurar emprego estando empregado.

4. Crie o próprio negócio

Nesta altura da vida já adquiriu bastante experiência e reuniu variados contactos profissionais. Se possuir um perfil empreendedor pode tentar criar o próprio negócio.

5. Abra um negócio de franchising

Outra aposta que pode considerar, de menor risco, é abrir um negócio de franchising. Com o franchising consegue ser o seu próprio patrão e beneficiar da experiência e do apoio de outros profissionais para alcançar o sucesso profissional.

6. Preste consultoria

Todo o seu conhecimento pode também ser aproveitado para consultoria. Se possuir uma boa rede de contactos, a hipótese da consultoria ganha um fôlego especial.

7. Encontre a motivação

Para conseguir mais motivação na mudança de emprego pode escolher um coach pessoal ou refugiar-se na família. Apesar de ser difícil conciliar a família e a carreira, a família pode ajudar melhorar a carreira, quando as forças começam a faltar.

Na vida nunca é tarde para se ser feliz. Seja persistente na mudança, apesar das dificuldades que possam surgir.

Se ainda está na casa dos 30, grande parte destas dicas também se aplicam ao seu caso, mas pode consultar o artigo como mudar de carreira aos 30.