Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

7 Motivos pelos quais é importante ter prazos bem definidos

Ter prazos bem definidos no trabalho permite ao trabalhador alcançar pequenos e grandes objetivos. Mas a importância de estabelecer prazos no trabalho não se fica por aí. Existem, na verdade, várias (e boas) razões para se estipular prazos concretos no trabalho.

1. Ter prazos ajuda a concretizar as tarefas

Ter prazos concretos permite que se concretize realmente um trabalho. Como se cria um sentido de urgência à volta do trabalho, o sempre difícil primeiro passo dá-se mais facilmente, sendo o tempo calculado ao minuto.

2 Ter prazos obriga a estabelecer prioridades

Quem coloca prazos no trabalho tem de estipular prioridades para garantir o cumprimento das suas tarefas. Muitos trabalhadores perdem-se no desempenho do seu trabalho pela falta de prioridades.

3. Ter prazos distribui e organiza o trabalho

Não há nada melhor do que ter um prazo fixo para distribuir e para organizar o trabalho, sabendo o trabalhador quanto tempo vai precisar para cada uma das suas tarefas.

Quando se criam prazos, está-se a visualizar os passos e a estimar o tempo necessário para entregar um ou mais trabalhos.

4. Ter prazos ajuda a tomar melhores decisões

Como o tempo é medido ao pormenor no trabalho com prazos, o trabalhador tem de tomar mais decisões, sabendo quando pode ajudar os outros ou quando tem de lhes dizer não. Com a prática, as decisões saem mais acertadas.

5. Ter prazos puxa o trabalhador para a frente

Gostaria de crescer enquanto profissional? Estabeleça mais objetivos e prazos. Ter prazos bem definidos estimula o trabalhador. Depois de finalizar uma tarefa, o trabalhador parte motivado para outra. Ele cria para si uma mecânica que o puxa sempre em frente, a dar o melhor de si para ter melhores resultados e para alcançar o tão desejado sucesso.

6. Ter prazos impede incumprimentos

Ter um prazo apertado a cumprir garante que um trabalhador não se perde em conversas e em momentos de procrastinação na internet, por exemplo.

Ele foca as suas energias no que é importante, apesar de todos os estímulos e trivialidades que recebe ao longo dia.

7. Ter (e cumprir) prazos melhora a imagem perante a chefia

Por último, o trabalhador cumpridor de prazos é visto como um trabalhador competente, um concretizador, que cumpre com os objetivos propostos. Será difícil criticar este trabalhador, ou negar-lhe um pedido de aumento.