6 motivos para mudar para um carro elétrico

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

As vendas dos veículos elétricos duplicaram em 2017, e a tendência é que continuem a subir. 

Os veículos elétricos são uma tendência em crescimento, ou pelo menos assim está previsto. É fácil perceber o interesse: veículos zero emissões, que não emitem gases nocivos para o ambiente e são muito mais silenciosos do que os motores de combustão interna.

Quais são os principais motivos para mudar para um carro elétrico?

1. Carros mais amigos do ambiente

Para condutores com maior consciência ambiental, os carros elétricos apresentam a grande vantagem de ser veículos zero emissões, ou seja, não emitem gases nocivos para o ambiente.

2. Motores mais silenciosos

O silêncio dos motores elétricos traduz-se em conforto de condução, e também em diminuição da poluição sonora nas cidades.

3. Modelos variados e potências e motorizações mais apelativas

Está a aumentar a oferta de modelos de veículos elétricos, bem como estes têm características cada vez mais apelativas, como autonomia de 400 a 500 Kms, e velocidades máximas a chegar aos 200 Kms/hora.

4. Cheque de incentivo do Fundo Ambiental

Está em curso uma campanha em que o Fundo Ambiental apoia a compra de veículos (carros ou motas) 100% elétricos e novos. Esta campanha está em curso até 30 de Novembro de 2018 ou até serem atingidos os 1000 primeiros pedidos. O apoio é de 2250 euros para a compra de carro e de 400 euros ou 20% do valor do veículo para a compra de mota.

5. Reforço da rede de postos de carregamento rápido

Está a haver um investimento na instalação de postos de carregamento rápido, que permitem o carregamento dos veículos a cerca de 80%, em cerca de 20 minutos. Neste momento existem 58 postos de carregamento rápido e 550  postos de carregamento lento, em Portugal, e o carregamento nestes postos ainda é gratuito, estando no entanto previsto que este serviço passe a ser pago em 2018.

Para quem tem carro elétrico e realiza o carregamento em sua casa, a EDP, por exemplo, oferece 10% de desconto no consumo realizado à noite.

6. Benefícios fiscais

Os benefícios fiscais na compra de veículos elétricos são muito mais apelativos para as empresas, mas os clientes particulares podem também contar com uma redução no ISV e no IUC.  

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.