Mobbing laboral: como sobreviver e denunciar

Veja como denunciar o mobbing ou assédio moral no trabalho. O mobbing laboral é uma realidade cada vez mais frequente nas empresas de todo o mundo, incluindo as portuguesas.

O que é?

O “mobbing” é uma expressão inglesa que designa a violência psicológica exercida sobre os trabalhadores. Uma definição para explicar o significado de mobbing pode ser a de Hirigoyen: “qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, pela sua repetição ou pela sua sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o clima de trabalho”.

Tipos

Segundo o mesmo autor existem 4 grandes tipos de mobbing:

  • destruição propositada das condições de trabalho;
  • isolamento e recusa de comunicação;
  • atentados contra a dignidade;
  • violência verbal, física ou sexual.

Consequências

O mobbing e bullying (violência física) no trabalho pode causar problemas de saúde nas vítimas, stress, perturbações no sono, ansiedade ou depressões. Na empresa podem provocar mau ambiente de trabalho, desconfiança, falta de atenção e motivação, queda de produtividade, desistências, entre outros.

Como agir?

Para atuar e para sobreviver ao mobbing é preciso coragem. Em caso de processo judicial, o bullying/mobbing pode arrastar-se por anos e acabar por ficar impune, dado não haver legislação específica sobre mobbing. Essencial é não desistir e travar o mobbing o quanto antes para bem de todos.

Para vencer a agressão psicológica de que é vítima, o trabalhador deve identificar o seu agressor, a agressão em concreto e não recuar na sua denúncia.

Falar com pessoas fora e dentro do trabalho ajuda a aliviar a pressão e pode ser fulcral para terminar a situação, no caso de haver mais vítimas de mobbing no trabalho. A vítima pode recorrer à administração da empresa a relatar a situação e procurar vias legais civis, devendo para tal recolher dados (documentos, datas, testemunhas) sobre o mobbing. Ela também pode recorrer a associações contra o mobbing onde receberá mais apoio, denunciar o caso aos meios de comunicação social e receber alguma ajuda psicológica.

Saiba onde apresentar uma queixa de trabalho.