5 Mitos sobre os cartões de crédito que estão errados

Muitas pessoas lhe dirão para fazer um cartão de crédito. Seja numa ida a um hipermercado, ou por um telefonema do seu banco a oferecer um cartão, você terá muitas oportunidades para fazer um cartão de crédito.

Antes de ter um cartão de crédito com o seu nome gravado em relevo deve considerar a sua utilidade e desvendar alguns dos mitos à volta do cartão de crédito.

1. É preciso um cartão de crédito para fazer compras online

Não tem necessariamente de possuir um cartão de crédito para fazer compras na internet. Pode criar um cartão de crédito virtual com o MB Net a partir da sua conta bancária ou fazer compras através do PayPal. Para criar uma conta PayPal pode adicionar um cartão de débito ou um cartão virtual, pelo que não precisa de um cartão de crédito.

2. É preciso um cartão de crédito para alugar um carro

Tradicionalmente, grande parte das empresas pede a apresentação de cartão de crédito para se realizar um aluguer automóvel, mas é possível efetuar um aluguer com o cartão de débito ou pela assinatura de um seguro adicional, que é apenas opcional no caso de se apresentar um cartão de crédito.

3. É preciso um cartão de crédito para as emergências

Deve sempre poupar por precaução e manter um saldo para cobrir 3 a 6 meses de despesas, o que lhe permite responder às emergências. Um cartão de crédito é uma ferramenta útil para pagamentos, mas que pode piorar a situação económica quando os ganhos são poucos.

Saiba como evitar as armadilhas do cartão de crédito.

4. É preciso um cartão de crédito para poupar nas compras

É verdade que alguns cartões de crédito com cashback permitem poupar nas compras efetuadas, mas os encargos de um cartão deste tipo são na maioria das vezes maiores do que as suas vantagens.

O mesmo se passa com os cartões de crédito das lojas, onde a percentagem dos juros a pagar ultrapassa a percentagem de descontos oferecidos.

Existem muitos outros meios para poupar nas compras sem cartões.

5. É preciso um cartão de crédito para ter um bom histórico de pagamentos

Um dos mitos mais frequentes é que um cartão de crédito o vai ajudar a pagar as contas a tempo e, assim, ter um bom histórico de pagamentos no banco, que será analisado se precisar de um empréstimo.

No entanto, ter cartão de crédito pode ser ainda mais prejudicial pois, além de o banco ficar com o registo de que precisa sempre de recorrer ao crédito para pagar as suas compras, se em algum mês não cumprir os pagamentos do cartão de crédito ao banco, irá entrar numa lista de incumprimento, piorando a sua situação global.

Veja 6 razões para pagar as contas mal elas chegam.