O microcrédito é um pequeno crédito bancário destinado a apoiar pessoas que têm dificuldades no acesso ao crédito bancário para a concretização de uma ideia própria de negócio. O montante máximo que pode ser solicitado é de €15.000.
Destinatários
Os destinatários do microcrédito são todas as pessoas que apresentem dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e projetos capazes de criar rendimentos e postos de trabalho.
Condições de acesso
- Não ter acesso ao crédito bancário normal;
- Não possuir incidentes bancários ativos;
- Estar desempregado, em riscos de estar, ou sem ocupação estável;
- Ter uma ideia capaz de desenvolver um negócio com perspetivas de sucesso;
- Desejar criar o seu próprio emprego, para o qual possui formação e competências.
Como obter?
Para obter um microcrédito deve contactar a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) e preencher uma ficha de candidatura:
- Por telefone: 808 202 922 (custo de chamada local) ou 213 156 200, entre as 09h30 e as 17h.
- E-mail: microcredito@microcredito.com.pt,
- Correio ou presencialmente: Praça José Fontana n.º 4, 5.º andar (atendimento), 1050-129 Lisboa
Se puder, preencha a ficha de candidatura e submeta-a à apreciação da ANDC. Esta entrará em contacto com o candidato ao microcrédito após receção da ficha.
Sou Mais - Programa Nacional de Microcrédito
Além do microcrédito da ANDC existem outros programas destinados a apoiar ideias de negócio viáveis. Um exemplo é o Sou Mais, que presta apoio à concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.
Tem como destinatários:
- todos aqueles que tenham dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e estejam em risco de exclusão social, possuam uma ideia de negócio exequível e apresentem projetos viáveis de criação de postos de trabalho. O empreendedor deve ter, pelo menos, 18 anos, e não ter registo de incidentes bancários ativos.
- microentidades e as cooperativas até 10 trabalhadores, que apresentem projetos capazes de criarem postos de trabalho.
Este programa é operacionalizado pelo IEFP, IP e pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
Pode consultar o regulamento de procedimentos para mais informações.
Instituições Financeiras
Os bancos promovem programas de microcrédito em seu nome ou em parceria com outras entidades, apoiando igualmente pessoas e micro-empresas com iniciativas empresariais viáveis. Alguns exemplos de microcréditos disponibilizados por instituições bancárias são: