Mesada ou semanada: o que dar aos filhos?

Mesada ou semana? Eis a questão. Julga que está na hora de começar a oferecer dinheiro aos seus filhos? Veja então como definir a semanada ou mesada dos filhos.

Dar uma semanada

A semanada pode ser usada como a iniciação da criança ao uso do dinheiro, partindo depois para a mesada ou para um pagamento quinzenal, quando ela já tem mais noções e prática com o dinheiro.

Normalmente é atribuída às crianças mais novas, por volta dos 6 anos, pois são mais impacientes do que as crianças mais crescidas.

Se a semanada for de 1€, recomenda-se que se dê em moedas pequenas, como de 20 e de 10 cêntimos, para a criança aprender a manusear o dinheiro e a contar as quantias.

Dar uma mesada

A mesada é mais aconselhada para crianças dos 10/12 anos para cima. Atribuir uma mesada é uma forma de ensinar os filhos a investir. Assim que a criança mostrar que é capaz de lidar com contas e com dinheiro, pode oferecer-lhe uma mesada (se possível mais generosa do que a semanada).

Caso a criança nunca tenha recebido uma semanada antes dos 10/12 anos, pode ainda dar algumas semanadas para a habituar, e só depois passar para a mesada. Com esta idade a criança já tem mais noção de tempo. Através da mesada conseguirá ensinar os seus filhos a poupar.

Confira as formas modernas de dar a mesada aos filhos.