Os melhores dias para marcar férias em 2019

Saiba quais são os melhores dias para tirar férias em 2019, segundo o calendário de feriados deste ano. Aproveite os fins de semana prolongados e as pontes para fazer umas mini-férias. Preste especial atenção aos meses de abril e junho.

Janeiro

O ano começa logo com uma ponte, uma vez que o Dia de Ano Novo, o 1 de janeiro, calha a uma terça-feira.

Março

O Carnaval é dia 5 de março, a uma terça-feira. Se marcar férias no dia 4 de março, goza uma ponte e aproveita melhor as festas.

Apesar de o Carnaval não ser feriado obrigatório, está previsto como feriado nos Contratos Coletivos de Trabalho de vários sectores. Para os funcionários públicos resta aguardar a decisão do Governo de determinar, ou não, tolerância de ponto para este dia. No setor privado, os colaboradores estão dependentes da decisão da administração.

Abril

A Sexta-feira Santa é dia 19 de abril, permitindo fazer um fim de semana prolongado da Sexta-feira Santa ao dia de Páscoa, no dia 21 de abril.

Poucos dias depois chega o feriado do 25 de abril, numa quinta-feira. Aproveite para tirar férias do dia 19 de abril ao dia 25 (pedir os dias 22, 23 e 24 de abril). Goza 7 dias seguidos, mas só tira 3 dias de férias.

Se quiser ser mais ambicioso, junte o feriado do 1 de maio, que é na semana seguinte. Se fizer férias desde o dia 19 de abril até ao 1 de maio (pedir os dias 22, 23, 24, 26, 29, 30 e 31), goza 13 dias seguidos, mas só tira 7 dias de férias.

Maio 

O feriado do dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, é a uma quarta-feira, pelo que não permite fazer fins de semana ou pontes. Pode, em alternativa, juntar o 19 de abril ao 1 de maio (aproveitando a Sexta-feira, Páscoa, 25 de Abril e Dia do Trabalhador), conforme já explicamos.

Junho

Em junho temos o feriado do 10 de junho, a uma segunda-feira, o que permite fazer fim de semana prolongado.

Os cidadãos dos municípios cujo feriado municipal se celebra no dia 13 de junho, quinta-feira, podem podem optar por fazer ponte, tirando o dia 14 de junho. Podem, ainda, juntar o feriado do 10 de junho com o feriado de Santo António e gozam 9 dias de férias seguidos, tirando apenas 3 (pedir férias no 11, 12 e 14 de junho, para ter férias do dia 8 ao dia 16 de junho).

O São João, no dia 24 de junho, é uma segunda-feira, pelo que permite fazer fim de semana prolongado. Já o São Pedro, no dia 29 de junho, é um sábado.

Ainda em junho temos o Corpo de Deus, no dia 20, que por ser à quinta-feria, permite fazer ponte se tirar o dia 21 de junho.

Agosto

O Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto, calha a uma quinta-feira. Mais uma oportunidade de gozar uma ponte, tirando o dia 16 de agosto.

Outubro

Em 2019, o dia da Implantação da República, 5 de outubro, calha a um sábado.

Novembro

O mês de Novembro começa com um feriado, o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, que por calhar a uma sexta-feira permite fazer fim de semana prolongado.

Dezembro

No mês de dezembro celebram-se três feriados. No entanto, o Dia da Restauração da Independência, 1 de Dezembro, e o Dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, calham ao domingo em 2019.

O dia de Natal, 25 de dezembro, calha a uma quarta-feira. Se tirar os dias 26, 27, 30 e 31 de dezembro, aproveitando o dia 1 de janeiro, só volta a trabalhar no ano 2020! Goza 8 dias seguidos, mas tira apenas 4 dias de férias.