Os melhores dias para marcar férias em 2020

Saiba quais são os melhores dias para tirar férias em 2020, segundo o calendário de feriados 2020. Aproveite os fins de semana prolongados e as pontes para fazer umas mini-férias.

Janeiro

Em 2020 o Dia de Ano Novo, 1 de janeiro, não permite fazer pontes ou fins de semana prolongados, pois calha à quarta-feira. 

Fevereiro

O Carnaval é dia 25 de fevereiro, a uma terça-feira. Se marcar férias no dia 24 de fevereiro, goza uma ponte de 22 a 25 de fevereiro e aproveita melhor as festas.

Apesar de o Carnaval não ser feriado obrigatório, está previsto como feriado nos Contratos Coletivos de Trabalho de vários sectores. Para os funcionários públicos resta aguardar a decisão do Governo de determinar, ou não, tolerância de ponto para este dia. No setor privado, os colaboradores estão dependentes da decisão da administração.

Abril

A Sexta-feira Santa é dia 10 de abril, permitindo fazer um fim de semana prolongado da Sexta-feira Santa ao dia de Páscoa, no dia 12 de abril.

Em 2020 o dia 25 de abril calha a um sábado.

Maio

O feriado do dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, é a uma sexta-feira, o que permite fazer um fim de semana prolongado de 1 a 3 de maio

Junho

Apesar do feriado do 10 de junho, Dia de Portugal, calhar a uma quarta-feira, o que aparentemente não permitiria fazer pontes ou fins de semana prolongados, por sorte o Corpo de Deus vai ser celebrado no 11 de junho, a quinta-feira imediatamente a seguir.

Tirando apenas 1 dia de férias, pode gozar 5 dias seguidos (pedir férias no dia 12 de junho, para ter férias do dia 10 ao dia 14 de junho).

Se quiser ser mais ambicioso, goze 9 dias de férias seguidos, tirando apenas 3 (pedir férias no dia 8, 9 e 12 de junho, para ter férias do dia 6 ao 14 de junho).

Em 2020 o Santo António, dia 13 de junho, calha a um sábado, e o São João, 24 de junho, é a uma quarta-feira, o que não permite fazer pontes ou fins de semana prolongados. Já o São Pedro, dia 29 de junho, vai ser à segunda-feira, permitindo a quem festeja este feriado municipal fazer um fim de semana prolongado do 27 ao 29 de junho.

Os feriados municipais são fixados por cada município. São feriados facultativos, que são gozados pelo trabalhador caso esteja previsto no seu contrato de trabalho ou em regulamentação coletiva de trabalho.

Agosto

O Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto, calha a um sábado em 2020. 

Outubro

Em 2020, o dia da Implantação da República, 5 de outubro, será à segunda-feira. É uma boa oportunidade de fazer um fim de semana prolongado de 3 a 5 de outubro.

Novembro

O mês de novembro começa com um feriado, o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, mas que em 2020 calha a um domingo.

No entanto, no final do mês pode gozar umas mini-férias à conta de uma ponte com o dia 1 de dezembro. O feriado do 1 de dezembro calha à terça-feira, permitindo fazer uma ponte de 28 de novembro a 1 de dezembro, desde que peça férias no dia 30 de novembro.

Dezembro

No mês de dezembro celebram-se três feriados, com duas oportunidades de pontes e um fim de semana prolongado.

Pode aproveitar o feriado do 1 de dezembro, que calha à terça-feira, para fazer uma ponte de 28 de novembro a 1 de dezembro (pedir o dia 30 de novembro).

O mesmo acontece com o 8 de dezembro, que também é uma terça-feira. Peça férias no 7 de dezembro e goze 4 dias seguidos, com uma ponte de 5 a 8 de dezembro.

E que tal juntar os dois feriados? Então vamos lá. Pode gozar 11 dias de férias, de 28 de novembro a 8 de dezembro, tirando apenas 5 dias de férias (pedir o 30 de novembro e os dias 2, 3, 4 e 7 de dezembro).

O dia de Natal, 25 de dezembro, calha a uma sexta-feira. Pode fazer uma ponte de 25 a 27 de dezembro, ou marcar férias até ao dia de Ano Novo de 2021 (sexta-feira). Goze 10 dias seguidos de férias, de 25 de dezembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021, tirando apenas 4 dias de férias (pedir o 28, 29, 30 e 31 de dezembro).