Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

Quer melhorar a organização pessoal? Este é o plano!

Cuidar da organização pessoal e da gestão do tempo permite alcançar uma maior eficácia no trabalho. Para o ajudar na organização pessoal e profissional, o Economias deixa-lhe ficar as seguintes dicas de organização pessoal.

1. Arrumar o espaço

Arrume o seu local de trabalho e a sua casa. Mantenha perto de si apenas o que é essencial.

2. Ter uma agenda

Para melhorar a organização pessoal deve ter uma agenda sempre à mão. Seja uma agenda clássica, em caderno, ou uma agenda moderna, no computador ou no smartphone, o importante é que tome nota de todos os compromissos importantes que tem, desde reuniões a datas de pagamentos e de entrega de trabalhos.

Sempre que surgir alguma novidade, é nesta agenda que deve tirar os seus apontamentos. Também pode utilizar post-its ou blocos de notas pessoais.

3. Planear o dia seguinte

Antes de se deitar deve apontar o que é preciso fazer no dia seguinte ou fazer uma nota mental dos objetivos para o próximo dia (se possuir uma boa memória). O que interessa é que tenha a capacidade de antever e planear as situações.

4. Acordar cedo

Faça o esforço de acordar cedo e à mesma hora todos os dias da semana. Isto implica que também se deite mais cedo.  

Conheça aplicações que o vão tirar da cama mais facilmente.

5. Criar rotinas

Acordar cedo é uma forma de criar rotinas no quotidiano, o que ajuda à organização pessoal. À medida que cria rotinas, começa a automatizar as suas tarefas e os seus deveres.

6. Dividir tarefas por tempo

Divida todas as tarefas e solicitações que recebe. Reserve um certo tempo para cada uma delas. Pense em tudo o que é importante na sua vida. O dia tem 24 horas, o que dá tempo para fazer muita coisa. Não deixe para trás nem a vida familiar nem a vida social.

7. Estabelecer prioridades

Estipule as suas prioridades, começando pelas maiores prioridades em primeiro lugar, e partindo para as menores sucessivamente.

8. Fazer no momento

Se lhe surgir uma nova tarefa, e se essa tarefa lhe demorar menos de 10 minutos para fazer, por exemplo, faça-a na hora. Assim evita acumular as tarefas e cair na armadilha do stress.

9. Procrastinar menos

Existem muitos desperdiçadores de tempo no trabalho. Estabeleça os seus métodos para parar de procrastinar tanto no trabalho, como só aceder duas vezes por dia às redes sociais, por exemplo.

10. Colocar técnicas em prática

Mesmo que não queira frequentar um curso de organização pessoal, pode sempre colocar em prática técnicas de organização pessoal, como fazer pausas no trabalho de hora a hora.

11. Divertir-se

A organização pessoal também passa pela diversão. No tempo livre que conseguiu ter em mãos com toda esta nova organização, pode fazer aquilo que mais lhe apetecer, nem que seja simplesmente fazer nada. Cuide de si, você merece!