Por: João Paulo Moura

6 Sinais alarmantes de que acabou de entrar num mau local de trabalho

Alguns sinais indicam facilmente um mau local de trabalho. Se foi a entrevista de emprego, ou se acabou de chegar a uma nova empresa, estes são alguns dos sinais que lhe dizem que nem tudo são rosas no ambiente de trabalho.

1. Ver e ouvir discussões

Deparar-se com discussões no trabalho é um dos primeiros sinais de um mau ambiente de trabalho. Por vezes as pressões do trabalho fazem estalar o verniz entre os trabalhadores, que não conseguem manter a calma.

Veja como avaliar o ambiente de trabalho.

2. Não haver tempo informal

Não existem pausas para convívio entre os colaboradores ou conversas informais no local de trabalho? Então vai ser difícil criar empatia e amizades neste local de trabalho.

3. O tratamento humano deixa a desejar

Como foi o tratamento recebido na entrevista de emprego ou nos primeiros dias de trabalho? Foi preciso insistir para ser atendido ou prestaram todas as informações e o apoio necessário? Quando não se recebe um tratamento gentil e quando a comunicação deixa a desejar, dá-se de caras com um mau local para trabalhar.

4. A desorganização assusta

Trabalhar num local desorganizado, onde as tarefas e as responsabilidades se misturam e confundem, sem uma gestão eficaz de esforços, dá com qualquer trabalhador em doido.

5. Fazer horas extraordinárias não pagas

Muitas empresas querem o trabalho feito sem interesse nas horas que o trabalhador leva para o conseguir fazer, ficando o tempo extra diário por responsabilidade deste. Nas empresas que funcionam bem, os colaboradores saem a tempo e horas do trabalho.

6. Colocar várias imposições estranhas

A empresa tem leis estranhas de que nunca ouvir falar? Ela impõe que não trabalhe em part-time para outros? Ela estipula medidas de castigo por infrações? Ela retira dinheiro do ordenado por algum equipamento que se estragou enquanto se trabalhava com ele? Certamente que este não é o melhor local para trabalhar.  

Um mau local de trabalho pode até apresentar um ambiente laboral tóxico para o trabalhador.